Petrópolis, 06 de Junho de 2020.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Prefeito conrma que, apesar de decreto federal, não vai autorizar reabertura de salões de beleza e academias

Data: 12/05/2020

 

Prefeito conrma que, apesar de decreto federal, não vai autorizar reabertura de salões de beleza e academias

Tribuna de Petrópolis


A Prefeitura de Petrópolis confirmou que manterá a validade de todos decretos municipais publicados para frear o avanço do coronavírus até o próximo dia 24. A informação foi divulgada um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro incluir os serviços de salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como essenciais, o que, em tese, permitiria sua reabertura. Segundo o prefeito, a proibição segue mantida em Petrópolis.

“A curva de casos no município é crescente e a ocupação dos leitos pode estourar, já estamos chegando no limite. Por isso, conceder a abertura salões de beleza, barbearias e academias de ginástica, nesse momento, é bastante imprudente”, disse. 

O prefeito lembrou que, por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), os governos estaduais e municipais são os responsáveis pelas decisões de controle da pandemia dentro de seus perímetros. Por esse viés, o governo municipal vai manter essas atividades fora da listagem de serviços essenciais.

“Existe um planejamento para retomada gradual das atividades. Fizemos reuniões com representantes desses segmentos (?), mas os casos na cidade estão aumentando. Nossa prioridade é salvar vidas. Estamos voltados para ampliar os números de leitos”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

A Secretaria de Saúde também emitiu uma nota técnica que especifica que o decreto municipal que determina o isolamento social, prorrogado até o dia 24 de maio, deve ser cumprido em sua totalidade. A nota ainda reforça o uso das máscaras por toda população, além de indicar que os estabelecimentos comerciais essenciais que estão em funcionamento devem oferecer o material e produtos de assepsia para seus funcionários.

“Nossas ações são determinadas com base em critérios técnicos científicos provenientes da área de saúde. A Secretaria de Saúde respalda que devemos manter nossas medidas de combate ao vírus, além de fomentar a todo momento o uso das máscaras por toda população”, atesta Bernardo Rossi.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS