Vacinação contra catapora começa este mês
Data: 06/09/2013
A partir da segunda quinzena deste mês, todos os postos de saúde da cidade irão disponibilizar a vacina contra a catapora para crianças de 15 meses. Ela será incluída na tetra viral.
Neste ano, até o mês de julho, foram registrados 36 casos de catapora na cidade, com uma morte. No ano passado, uma pessoa também morreu em Petrópolis por conta da doença e 816 casos foram notificados. A tetra viral irá compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral.
Para a coordenadora do setor de Epidemiologia, Elisabeth Cavalcanti, a introdução da vacina vai diminuir a ocorrência de casos mais graves da doença. A medida foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que vai oferecer a dose através do Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo o Ministério, com esta iniciativa estima-se uma redução de 80% das hospitalizações pela doença no país.
Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, a vacina é segura, tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Foram investidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano. Com a tetra viral, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde esclareceu que não haverá campanha de vacinação, já que a tetra viral será disponibilizada na rotina dos postos de saúde em substituição à segunda dose da tríplice viral.
Aline Rickly