FPP: ATA da reunião realizada em 03.12.2013
Data: 05/12/2013
FIRJAN – Av. D. Pedro I, 275 – 25610-020 – Petrópolis – R.J. – Tel.: 2242.3865
FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS - FPP
ATA da reunião realizada em 03.12.13, das 09:00 às 12:00 horas
Contatos: phiguedon@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com
I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES
01 - Ausências justificadas: nenhuma
02 - Presenças registradas em folha: Inês Nahar Carvalho, Cidadã; André J.M.
de Carvalho, Cidadão; Renato Araujo da Silva, Cidadão; Jonny Klemperer,
FIRJAN; Humberto Fadini, Quitandinha; Paulo Roberto Rodrigues da Silva,
Grupo SOS Vida; Pr. Adilson Luiz da Silva, COMEMPE; José Paulo Ramos
Martins, Casa da Cidadania; Luiz Fernando Stamile Racco, OAB; Roberto
Rocha Passos, Gab. Dep. Federal Hugo Leal; Francisco A. Eccard, APM;
Silvia Guedon, PMP-SPE; Sandra Gioia, Círcolo Italiano; Lucia Guédon,
Cidadã; Philippe Guédon, AADA. Total: 15
03 - Calendário dos próximos 3 meses (1as. e 3as. terças-feiras de cada mês,
das 9:00 às 12:00 horas):
Janeiro 2014: 21 (sem reunião da 1ª quinzena)
Fevereiro: 04 e 18
Março: 18 (dia 04 será feriado, Carnaval
04 –A reunião foi aberta com a observação de um minuto de silêncio pelo
passamento de nossa Companheira de Gestão Participativa Denise Bessa.
05 – A FPP agradece à FIRJAN o carinho demonstrado ao longo de todo o
ano e deseja à Senhora Presidente, Dirigentes, Associados e Funcionários
um Feliz Natal e um Ano Novo muito venturoso.
06 – Aos Companheiros que fazem da FPP este instrumento que nada
custa para a Sociedade e presta tão relevantes serviços a Petrópolis,
convivem com a indiferença quando não com a franca hostilidade de
tantas Autoridades mas se regozijam com a solidariedade de algumas, o
respeito e a admiração deste Redator (Philippe Guédon, para assumir as
responsabilidades sobre o texto). Apesar de tantos obstáculos, desejamos a
todos um Santo Natal de Paz e um Ano Novo de perseverança na caminhada
pró-Gestão Participativa em Petrópolis e no Brasil.
07 – Temos consciência do porte excessivo desta Ata. Não creio que nenhum
Companheiro nem Companheira proporá a retirada de uma só linha da
II – COMITÊ GESTOR PORTAL DADOS MUNICIPAIS
01 - Tópicos diversos
a) Relação dos colaboradores voluntários (R$ 10,00/mês, recolhidos por
trimestre). O CAALL efetuará as coletas a cada trimestre, quando das
reuniões da FPP. 01 – Jonny Klemperer; 02 - Francisco Eccard; 03 - Maria
Helena; 04 – Josília Fassbender; 05 – Philippe Guédon; 06 – Lucia Guédon;
07 – Silvia Guedon; 08 – Nelci; 09 – Gilda Jorge; 10 – Humberto Fadini; 11
- Paulo Martins; 12 – Neyse Lioy; 13 – Sandra Goia; 14 – Silmar Fortes; 15
- André e Inês Carvalho; 16 – Aparecida Barbosa; 17 – Robson Souza; 18
– Ângela Alcântara; 19 - Carlos Henrique David; 20 - Carlos Eduardo da
C. Pereira; 21 – Aldemir da Motta Borges; 22 – Carlos Alvarães; 23 – Rolf
Dieringer; 24 – Henrique Ahrends; 25 – Igreja Pentecostal Monte das Oliveiras
(Pastor Oldemar Dresler); 26 – Ricardo Conte; 27 - Roberto Rocha Passos; 28
- Anderson Veiga; 29 – Juan Albornoz; 30 – Samira Younes (OK); 31 – Mário
Guarnido Duarte. Ou diretamente, C/c da AADA ou do CAALL, avisando o
dadosmunicipais@gmail.com da data da transferência, para que o depósito
não passe despercebido.
b) Visitação: esperamos novos dados do CAALL. Seria interessante partir do
CAALL a iniciativa do debate sobre a conveniência de continuar o domicílio
do Portal no Centro, vistas as óbvias dificuldades de comparecimento às
reuniões da FPP, que atua como Comitê Gestor do Portal. Talvez estejamos
impondo a companheiros muito queridos uma tarefa nem tão compatível com
as demais que desenvolve.
c) Facebook: A nossa companheira Sandra Gioia comentará.
02 - Capacitação de conselheiros e lideranças municipais: Foram distribuídos
um pen-drive e três DVDs para que os companheiros possam assistir e
comunicar os seus comentários, que serão levados em conta nos próximos
DVDs. A Circular está liberada e segue em anexo I. Pen Drive: Jonny e Carlos
Eduardo; DVD 01: Paulo Roberto e Roberto Rocha e Sandra Gióia. DVD 02:
Humaberto e Maria Helena; DVD 03: Luiz Fernando, Renato e André – Inês.
Todos os DVDs e o pen-drive retornarão para Paulo até o dia 21 de janeiro.
Paulo Martins foi cumprimentado por sua implantação de 3 stents bem-
III – AÇÕES DA FPP.
01 – IPPLAP e INK. Sílvia está acertando com Rosângela a ida de uma
“missão” Executivo – Legislativo – Comunidade em van disponibilizada pela
PMP, visitar o IPPLAP de Piracicaba. Jonny sugeriu a ida de, pelo menos,
dois companheiros nossos, um em nome do ComCidade e outro em nome
da FPP, considerando que o interesse maior não é o de “convencer os
convencidos”, mas de permitir que os incrédulos constatem que o improviso
é danoso e o planejamento, virtuoso. Humberto colocou-se ao dispor para
integrar a comitiva, conforme for deliberado. A visita deve ocorrer na 2ª
quinzena de janeiro.
02 – Plano Diretor. Na Tribuna de terça, 03, Silmar sugere o adiamento
da votação para 2.014. A FPP pondera a conveniência de ser logo o
PD transformado em Lei, para permitir o recurso ao artigo 231, § 3º, da
Constituição Estadual no que se refere à descabida intervenção da ANTT
e da CONCER nas decisões sobre os acessos a Petrópolis. Sem esta
providência, Petrópolis vai ser “tratorada”, como evidenciado mais adiante:
leiam, no item 04 desta seção III, a ata da audiência pública sobre a nova
pista de subida e a estrada-parque que nos será legada. Cada qual poderá
03 – BRADO pela Gestão Participativa. Queiram ver o formato atual do
Boletim no Anexo II, que deve ser preparado mensalmente, para expedição
entre 10 e 15, com 5 tópicos curtos. O nosso cadastro já superou bem,
graças a Alessandro Jochem e a Renato Araujo, a marca dos 1.400 e-mails,
com reserva de outros 50.000. Aguardaremos dispor do CNPJ do IPGP, o
que deve acontecer em tempo útil. Se ocorrer atraso, o envio da primeira
edição ficará adiado para 10 de janeiro. Renato Araújo também formulou
as seguintes propostas: “Bom dia, Guédon. Só para registrar algumas
sugestões que fiz (ou não) na reunião de hoje:
* Brado (pela Cidadania / da Gestão Participativa).
* 5 Temas já escolhidos pela ordem:
1º Partidos políticos
2º Gestão Participativa
5º Portal Dados Municipais
* Novos temas (ordem à escolher):
1 - Habitação/Moradia (Vale do Cuiabá)
2 - Mobilidade Urbana (Trem e/ou BR040)
3 - Planejamento (INK)
4 - Gratuidade (quem paga?)
5 - Saúde (escolher um tema)
6 - Educação (escolher um tema)
7 - Meio Ambiente (escolher um tema)
8 - Legislativo (alto custo)
9 - Indicadores comparativos (Firjan: IFGF e IFDM e/ou outros)
* Livros: ainda não li o seu esboço, mas já tenho mais idéias. Seriam 2
livros diferentes (já estou querendo abusar). Conversamos numa próxima
* Gravação de vídeos de formação (idéia do Paulo);