Odebrecht assume a Supervia
Data: 16/11/2010
Odebrecht assume a Supervia
Depois do anúncio da construção de uma nova pista de subida da Estrada Rio-Perópolis, chega mais uma excelente notícia para Cariocas e Petropolitanos e, em especial, para a viabilidade do TIP - Trem Expresso Imperial, com a divulgação de que a ODEBRECHT assumiu o controle da SUPERVIA.
Com isso, acreditamos que agora ficará mais fácil acelerar a ligação ferroviária Rio-Petrópolis, pois os trilhos da SUPERVIA chegam até o pé da Serra de Petrópolis. Falta colocar apenas 6 (seis) km de trlhos na Serra, até Petrópolis.
O investimento total é de R$ 70 milhões - só o trecho da Serra -, dado que a SUPERVIA está com uma previsão de investimentos da ordem de R$ 2,3 bilhões até 2020. Em outras palavras, os setenta milhões são uma micharia, representando apenas 3 % dos R$ 2,3 bilhões previstos. Não podemos perder essa oportunidade.
Trata-se de uma grande jogada estratégica da ODEBRECTH, pois a aquisição alavanca a linha de Novos Negócios, notadamente, no campo imobiliário, permitindo a construção de conjuntos habitacionais para todas as classes em locais distantes do centro (terrenos mais baratos), mas com deslocamentos super-facilitados graças a altíssima mobilidade do trem. A ODEBRECHT é uma das pioneira na construção de conjuntos habitacionais de alta qualidade, com baixo custo, no programa "Minha Casa, Minha Vida", através da empresa Bairro Novo.
Portanto, é deveras importante que as Prefeituras de Petrópolis e Magé, juntamente com o Governo do Estado, se mobilizarem. Et pour cause, os eventos esportivos de 2011, 2012 e 2016 estão batendo na nossa porta.
A Odebrecht Transport, empresa de infraestrutura e logística do grupo Odebrecht, comprou 61% das ações da Supervia e assinará no próximo dia 26 de novembro o prolongamento da concessão por mais 25 anos. A Supervia já tem uma concessão por 25 anos, dos quais já se passaram 12 anos.
A Odebrecht fará investimentos na Supervia para melhorar a qualidade da operação que tem registrado acidentes e problemas com a sinalização.
A Supervia já conta com um programa de investimentos de R$ 2,3 bilhões entre 2010 e 2020. Do montante, R$ 1,1 bilhão está direcionado a compra 90 trens pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
A Supervia foi privatizada em 1998 e é controlada pela holding Rio Trens Participações. Os acionistas da Supervia são The Transportation Infraestruture Equity Fund, Rio Trens Fund, Rio Rail Partners e Electra International Brazil. Progressivamente, a Odebrecht pretende assumir o controle total da concessionária.
A informação foi divulgada durante a Feira Negócios nos Trilhos 2010, em São Paulo.