Modelagem do Sistema
Data: 14/10/2010
Modelagem do Sistema
Conforme combinado preparei as simulações considerando as demais regiões que possuem rotas radiais de ligação com o Centro Histórico. O resultado está resumido na tabela abaixo. A redução mais significativa de quilometragem ocorre na região da Mosela/Bingen, Zona sul e Retiro/Carangola. Este último caso pode ainda sofrer remodelagem com uma estação de transferência na altura do Retiro, o que não foi considerado nesta análise.
A região de Correas e Itaipava não apresenta uma redução significativa de quilometragem, pois, apenas as linhas troncais chegam ao Centro Histórico. O mesmo ocorre com as rotas que servem à região de itaipava. Em anexo seguem as tabelas de km prevista, comparando-se o antes e o depois.
Abraços a todos,
Gilmar
REGIÃO / EMPRESA
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KM ATUAL
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KM PREVISTA
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DIFERENÇA
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VAR (%)
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BINGEN/MOSELA
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532.685,39
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431.789,19
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-100.896,20
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-18,94%
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ZONA SUL
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652.154,80
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562.138,00
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-90.016,80
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-13,80%
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RETIRO/CARANGOLA
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282.635,90
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229.843,70
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-52.792,20
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-18,68%
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CORREAS
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354.321,50
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335.677,14
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-18.644,36
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-5,26%
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ITAIPAVA
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609.603,90
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584.399,95
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-25.203,95
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-4,13%
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TOTAL
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2.431.401,49
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2.143.847,98
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-287.553,51
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-11,83%
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(38)
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On Thu, 14 Oct 2010 17:43:44 -0200, Ronald Pamphile wrote
>
> É isso aí! É preciso ir juntando tecnologia, traçado, solução! O Brasil inventou o BRT e já existem dezenas de sistemas pelo mundo, incluindo inovações tecnológicas.
> Um dos passos é o circular com sua respectiva adequação tecnológica. Há de se pensar como esse sistema pode também ser adequado a uma demanda turística.
> Temos de ir até onde vai nossa capacidade!
> já mexer nas fundações... hmm...não precisa tanto
> Sugiro que um, com habilidade para escrever, comece a fazer a memória dos encontros, propostas e críticas, enfim, a evolução até agora (com mapas se puder, claro).
>
> Abs
>
> On Thu, 14 Oct 2010 12:20:08 -0300, Ivan Weinem wrote
> > Olá Pessoal,
> >
> > Embora não possua um laboratório, as vibrações neste caso estão ligadas à quantidade de Movimento, que é o produto da Massa x Velocidade e da qualidade do solo nas proximidades e do tipo de fundações das construções.
> >
> > No primeiro caso basta diminuir a velocidade dos veículos pelas sinalizações, limitando-a e com o alargamento das calçadas, o que melhora o espaço de manobra dos veículos ao se movimentar para entrar e sair das propriedades pertencentes às ruas em questão.
> > Aliás, o alargamento, além de prestigiar os imóveis, também leva em conta o pedestre, que terá condições de se movimentar melhor e respirando menos poluentes, já que as velocidades dos veículos irão cair.
> >
> > Os veículos menores (menor massa) também irão contribuir para esta questão.
> >
> > Outro detalhe, já mencionado pelo Prof. Gaiofatto, é a questão da mudança do material da sub-base e base da pista, garantindo-lhe maior capacidade de suporte. O que fará ocasionar menores vibrações.
> >
> > Outro ponto é o reforço das fundações dos imóveis tombados, caso queira se investir.
> >
> > Por outro lado, é necessário um estudo maior para garantir que apenas ônibus e caminhões são os responsáveis por este efeito.
> >
> > Vale a pena chegar a opinião de outros colegas.
> >
> >
> > Ivan