Petrópolis, 13 de Novembro de 2018.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  OUTUBRO ROSA 2010

Data: 01/10/2010

OUTUBRO ROSA 2010

Palestras e caminhada compõem o mês de luta contra o câncer de mama

 

O Outubro Rosa 2010 será composto por palestras em toda a cidade e pela caminhada Saúde da mama, uma nova caminhada 2010 que será realizada no sábado, dia 09 de outubro a partir das 16h.

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

Com o crescimento da percepção da necessidade de divulgação o mês passou a ser mundialmente reconhecido e atualmente inúmeras cidades no Brasil promovem o mês em luta pela prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

 

Em Petrópolis o Outubro Rosa é uma realização da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, do CTO – Centro Terapia Oncológica e do Grupo Realizar que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, do Conselho de Ministros Evangélicos de Petrópolis e da Catedral São Pedro de Alcântara e tem como parceiros a Unimed Petrópolis, LIBBS Oncologia, Over, Bayer, Bramil Supermercados, Eurofarma, Euromed, Paclimed – Produtos Oncológicos, NC Produtos Hospitalares, 2M Prestações de Serviços, Sandoz, JIT Distribuidora e Comunicação Livre.

 

De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO, a principal meta do Outubro Rosa é conscientizar a população e dar visibilidade as informações claras e precisas sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, para que menos mulheres morram dessa doença.

 

O Outubro Rosa 2010 vem confirmar e cumprir o papel da Associação, que já tem 18 anos de existência, que visa estar ao lado da população educando e informando sobre a importância da detecção precoce. Para conseguir cumprir sua missão o mês de conscientização será composto por uma caminhada de mobilização e palestras em toda a cidade.

 

A presidente da Associação lembra que em 2009 as palestras foram ministradas para cerca de 1680 pessoas, sendo homens e mulheres de todas as idades. “Esse ano queremos atingir pelo menos o dobro de pessoas sendo conscientizadas sobre a importância do cuidado com a saúde da mama”.

 

Ana Cristina afirma que presidentes de Associações de Moradores, diretores de escolas, lideres religiosos, empresários e qualquer pessoa que tenha um grupo de amigos interessados pela temática pode e deve entrar em contato com a APPO para solicitar o agendamento de uma palestra durante o Outubro Rosa. “Basta ligar para o telefone (24) 2244- 2005 informando sobre o público alvo e os recursos de datashow, computador, auditório e o número de pessoas estimado que agendaremos a melhor data para a pessoa que estiver solicitando a palestra. O fato de não possuírem recursos físicos específicos não impede que a palestra seja ministrada”, enfatiza.

 

As palestras que já estão sendo realizadas em toda a cidade são ministradas por médicos, vitoriosas e pela equipe do CTO – Centro de Terapia Oncológica, além de membros do Grupo Realizar e da própria APPO. “Com exceção dos médicos, todas as pessoas que ministram as palestras foram treinadas através de cursos de capacitação promovidos pela Susan G. Komen for the cure no Rio de Janeiro. A Susan G. Komen é uma organização não-governamental americana considerada a maior rede global de sobreviventes de câncer de mama e ativistas que lutam para salvar vidas, capacitar pessoas, assegurar cuidados de qualidade para todos e estimular a ciência a descobrir a cura do câncer”, lembrou Ana Cristina.

 

A caminhada Saúde da mama, uma nova caminhada 2010, será realizada no sábado, dia 09 de outubro a partir das 16h com concentração na Praça da Liberdade. A abertura do Outubro Rosa será às 17h na COMEMPE - Conselho de Ministros Evangélicos de Petrópolis, já às 18h30 será realizada a iluminação da Câmara Municipal e as 19h30 da Catedral São Pedro de Alcântara.

 

“O trajeto da caminhada tem inicio na Praça da Liberdade, passa pela Avenida Koeler, Avenida da Imperatriz, faz uma breve parada na Câmara Municipal, segue para a Praça Dom Pedro, Rua do Imperador, contorna o Obelisco, segue para a Praça dos Expedicionários, Avenida da Imperatriz, Avenida Tiradentes e termina na Catedral São Pedro de Alcântara”, explica Ana Cristina.

 

A caminhada e a campanha de 2010 querem enfatizar a qualidade. Para a APPO Qualidade é vida e por isso a associação levanta a bandeira da importância da Qualidade na Informação, da Qualidade na Mamografia, da Qualidade no Diagnóstico e da Qualidade no Tratamento.

 

HISTÓRIA MUNDIAL DO OUTUBRO ROSA

 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche e etc.

 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

Obelisco do Ibirapuera – São Paulo/SP

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo/SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

 

Fortaleza da Barra- Santos-SP

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2 mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.

As várias reportagens de tv e jornal, com a repercussão da Fortaleza da Barra iluminada de rosa em maio de 2008, foram apresentadas no mesmo mês no "Course for the Cure" realizado pela ong americana Susan G. Komen, no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP.

 

Estatua do Cristo Redentor - Rio de Janeiro/RJ

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estatua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.

 

Fortaleza da Barra - Santos-SP

Em maio de 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, novamente iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

Pinacoteca Benedicto Calixto - Santos-SP

Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Com uma visão estratégica o Instituto Neo Mama vai iluminar 2 (dois) locais em Santos-SP, a Fortaleza da Barra e Pinacoteca Benedicto Calixto do dia 23/10/2009 até o dia 02/11/2009. Esse período é em função de ficar próximo do Mutirão de Mamografias que será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 14/11/2009. Como os locais iluminados ficam em frente à praia, os mesmos poderão ser vistos pelos turistas dos navios de cruzeiros e os do feriado prolongado de Finados onde aumenta o número de turistas

 

SERVIÇO

Saúde da mama, uma nova caminhada 2010

Data: 09/10/2010

 

16h – Concentração na Praça da Liberdade

17h – Abertura COMEMPE

18h30 – Iluminação da Câmara dos Vereadores

19h30 – Iluminação da Catedral São Pedro de Alcântara

 

Trajeto da caminhada: Praça da Liberdade, Avenida Koeler, Avenida da Imperatriz, Praça Dom Pedro, Rua do Imperador, Praça dos Expedicionários, Avenida da Imperatriz, Avenida Tiradentes e chegada na Catedral São Pedro de Alcantara.

 

Realização: APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, CTO – Centro Terapia Oncológica e Grupo Realizar.

 

Apoio: Prefeitura Municipal de Petrópolis, Conselho de Ministros Evangélicos de Petrópolis, Catedral São Pedro de Alcântara

 

Parceiros: Unimed Petrópolis, LIBBS Oncologia, Over, Bayer, Bramil Supermercados, Eurofarma, Euromed, Paclimed – Produtos Oncológicos, NC Produtos Hospitalares, 2M Prestações de Serviços, Sandoz, JIT Distribuidora e Comunicação Livre.

 

Ana Cristina Coelho Matos – Presidente da APPO

(24) 2244-2005 ramal 225 / (24) 8111-9080

anacristina@ctopetropolis.com.br

 

APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos

Shopping Alberto Pereira Dias

Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232

Alto da Serra – Petrópolis/ RJ

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – COMUNICAÇÃO LIVRE

Carla Coelho

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE  
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS