Petrópolis, 26 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade
   
  Falta de professores altera rotina de estudantes

Data: 07/03/2012

  Todas as escolas e creches da rede municipal de ensino estão com falta de professores e educadores. A denúncia está sendo feita pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), que na última semana visitou 60 instituições e em todas foi constatada falta de profissionais. “O problema ocorre em toda a rede. E não são apenas professores e educadores, faltam também merendeiras e pessoal de apoio”, disse a diretora do Sepe, Rose Silveira.

A falta de profissionais afeta até o maior o colégio da rede, o Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, onde mais de três mil alunos estão matriculados. No campus II, por exemplo, os estudantes estão sendo dispensados mais cedo, segundo os próprios estudantes, devido à ausência de professores. “Nossos filhos estão perdendo o ano letivo. As aulas começaram em fevereiro e até agora não há professores dentro das salas de aula. Como vai ficar a educação dessas crianças?”, questionou Leonir Silva de Oliveira, mãe de um aluno do sexto ano.

Na última semana, pais de alunos de um colégio na Vila Felipe também denunciaram a falta de professores. E ontem, a Associação de Pais e Amigos do Colégio São Judas Tadeu, na Mosela, alertou sobre o problema. Nessas duas escolas, os estudantes estariam sendo dispensados mais cedo e em alguns dias as aulas estão sendo suspensas.

A diretora do Sepe ressalta também a situação preocupante em algumas creches, que desde o fim do ano letivo continuam fechadas. “Nesses centros de educação infantil as crianças estão em casa aguardando a reabertura das unidades. Sabemos de casos de mães que podem perder o emprego porque não têm onde deixar as crianças”, alertou.

De acordo com Rose, a burocracia e o processo lento para a contratação dos profissionais temporários gera ainda mais problemas. Segundo ela, o processo deveria ter começado no ano passado, para evitar a falta de profissionais nas escolas. “Tudo está lento demais. É preciso que a Secretaria de Educação seja mais ágil para evitar que o ano letivo seja comprometido”, enfatizou.

O processo de seleção temporária promovido pela Secretaria de Educação começou em fevereiro. Mais de três mil pessoas se inscreveram para as 493 vagas. Atualmente, os candidatos selecionados estão realizando os exames médicos. O objetivo com o processo seletivo era contratar os profissionais para suprir a demanda da rede enquanto o concurso público não fosse concluído. “Da forma como as coisas estão andando, os contratados vão chegar nas escolas junto com os concursados”, ironizou a diretora do Sepe.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas no Liceu Cordolino Ambrosio estão funcionando em esquema de revezamento não por causa da falta de professores, mas  por conta das obras estruturais que estão ocorrendo na unidade. A secretaria esclareceu ainda que os profissionais selecionados durante a contratação temporária estão apresentando os exames médicos e a expectativa é de que até o término da primeira quinzena deste mês de março eles já estejam atuando nas salas de aula. A secretaria acrescentou, ainda, que a rede municipal de ensino está passando por um processo de otimização e o remanejamento de professores está sendo feito de acordo com estudos feitos por técnicos do órgão.

Também em nota, a Secretaria de Educação informou que o atendimento dos Centros de Educação Infantil (CEI’s) foi suspenso somente na última segunda-feira porque, de acordo com o calendário da Educação Infantil, em todos os meses, um dia é separado para que a equipe pedagógica de cada unidade faça uma reunião para discutir os programas pedagógicos que serão praticados durante o mês. A Secretaria de Educação esclareceu ainda que os pais são previamente avisados sobre o fechamento dos CEI’s neste dia e que a atividade ocorre em todos os centros educacionais do município. “Dois CEI’s estão com as aulas suspensas devido à realização de obras reestruturais: CEI Pedras Brancas, que será inaugurado no dia 15 de março e CEI Aldeia da Criança, que será inaugurado no dia 20 de março. Vale destacar que outros dois novos CEI’s serão inaugurados ainda no primeiro semestre de 2012: CEI Jorge Rolando da Silva e CEI Ângela Maria, localizado na Posse”, acrescenta a nota.

JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS