Petrópolis, 26 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade
   
  Mutirão de serviços para celebrar o Dia da Mulher

Data: 09/03/2012

   O Dia Internacional da Mulher, festejado ontem, foi marcado por comemorações em toda a cidade. Na Praça Dom Pedro, centenas de mulheres fizeram fila para os atendimentos médicos e de beleza. Os estandes que ofereciam corte de cabelo e maquiagem foram os mais concorridos. E as mulheres enfrentaram longas filas com bom humor e paciência. 

A dona de casa Artele Miranda, de 57 anos, fez questão de participar das comemorações e aproveitou para dar um jeito no visual. “Ficar bonita todos os dias é importante, mas nesse dia especial é ainda melhor. Adorei a iniciativa”, comentou. A desempregada Maria de Lourdes Gonçalves, de 50 anos, também aproveitou a mobilização para cuidar da pele. “Nunca me maquio dessa forma. Adorei. Fiquei linda. Assim eu até consigo um emprego”, brincou. 
Além dos serviços de beleza, estavam sendo realizados medição da pressão arterial e sendo distribuídos preservativos femininos e masculinos, brindes e material educativo. Também foram realizadas palestras, apresentações de jiu jitsu, capoeira e defesa pessoal e show com o coral de crianças da Legião da Boa Vontade (LBV). 
A previsão da coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Mérilen Dias, é que cerca de 500 mulheres fossem atendidas durante todo o dia de ontem. “A mobilização está sendo um sucesso, com uma grande participação feminina”, ressaltou. Mérilen destacou o trabalho de divulgação e orientação que estava sendo desenvolvido pelo CRAM. Para ela, a entidade ainda é pouco conhecida entre as mulheres. “O Centro existe há cinco anos e percebemos que o trabalho desenvolvido é pouco divulgado. Mobilizações como a que estamos realizando hoje (ontem) ajudam na divulgação dos serviços prestados pelo CRAM”. Criada em 2007, a unidade que funciona em um prédio anexo ao Centro de Saúde da Rua Santos Dumont realiza cerca de 150 atendimentos mensais. 
A coordenadora do Centro de Referência e Atendimento a Mulher também destacou a criação do Núcleo de Atendimento à Mulher instalado dentro da 105ª Delegacia de Polícia e inaugurado nesta semana. “Foi um grande passo. Agora temos que lutar pela instalação da Delegacia da Mulher, um sonho antigo que está mais próximo de ser concretizado, com a implantação do núcleo”, comentou. Através do Núcleo de Atendimento poderão ser feitas estatísticas de atendimento e violência contra a mulher. Esses dados são um dos principais pontos para a instalação de uma delegacia especializada. 
As comemorações pelo dia internacional da mulher realizadas na Praça Dom Pedro foram promovidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e contou com o participação da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), do Colégio Santa Catarina, da Secretaria de Saúde/Programa DST-Aids e Hepatite, do Instituto Embelleze e da empresa Racco.

JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS