Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Desenvolvimento Econômico
   
  Empresários da Rua Teresa entregam projetos a Mustrangi

Data: 30/03/2009

Empresários da Rua Teresa entregam projetos a Mustrangi

 

            A primeira reunião do ano do prefeito Paulo Mustrangi com representantes da Rua Teresa, na tarde do dia 24 de março, serviu para mostrar a realidade do local após o estouro da crise mundial e para fortalecer as ações já desenvolvidas pela Arte (Associação de Empresários) e pelo Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa. Ao todo, sete empresários participaram do encontro que tratou de diferentes problemas enfrentados diariamente pelo maior complexo de lojas do município.

 

            O presidente da Arte e do Centro de Moda, Marcelo Fiorini, entregou uma pasta com os projetos mais urgentes dos empresários, como o apoio na divulgação nacional da Rua Teresa, na realização do Rua Teresa Fashion, considerado o maior evento de moda do interior do Estado e na continuidade do projeto de reurbanização da rua. A verba foi aprovada ano passado pelo governo do Estado com recursos do Prodetur. O projeto agora precisa da interferência do município para que possa sair do papel. Até o final de abril, Fiorini planeja fazer uma espécie de audiência pública com os empresários e a comunidade para o debate do projeto.

 

            O presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções, Addison Meneses também pediu especial atenção à formação de mão-de-obra qualificada para o trabalho nas confecções da cidade, que já acontece na Escola de Costureiras do Centro de Moda, atualmente com o apoio da Firjan. Outro pedido dos empresários é quanto à necessidade da parceria pública para fortalecer a presença do pólo nas principais feiras de moda do país, como já vem acontecendo com a participação de empresários no evento de negócios do Fashion Rio.

 

            Maior empregadora do município, com a capacidade de geração de 40 a 60 mil empregos diretos e indiretos em toda a sua cadeia produtiva, a Rua Teresa é hoje um importante complexo comercial que impulsiona a economia do município. Ao todo, 1,2 mil lojas mostram a produção local em quase dois quilômetros de vitrines. “Buscamos a

parceria com setor público e também com o privado para que possamos continuar a alavancar o desenvolvimento econômico da cidade. Se a Rua Teresa não estiver bem, isso traz reflexos para outras atividades econômicas do município”, adianta Fiorini, que ouviu do prefeito uma grande novidade: Mustrangi adiantou que fará todos os esforços para agregar a antiga Fábrica Dona Isabel ao complexo da rua, com uma série de serviços como banheiros, estacionamento para carros e ônibus e um pavilhão para eventos como o de lançamento das coleções locais.

 

            Outras questões também foram apontadas pelos empresários, entre elas, o maior apoio da CPTrans na organização do trânsito e na avaliação das multas a turistas, além da organização do comércio ambulante. Também estiveram presentes na reunião os secretários municipais Aparecida Barbosa (Setrac), Agnaldo Goivinho (Planejamento), Hélio Volgari (Fazenda), Ronald Pamphile (técnico da CPTrans) e os empresários Jorge Machado, Elias Tauk, Mario Gighino, Ilmar Motta e Eduardo Barbosa.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 25 de março de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS