Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Partidos Políticos
   
  Livro narra a trajetória do partido, liderado por seu militante nº 1

Data: 15/06/2011

Livro narra a trajetória do partido, liderado por seu militante nº 1

 

            A Convenção do Partido Humanista da Solidariedade foi palco não só para a tradicional reunião dos militantes da legenda, como também para o lançamento do livro Solidaristas, Graças a Deus! - A caminhada do PHS e do seu militante n° 1, que narra a trajetória do partido tendo como fundador Philippe Guedon. Estiveram presentes figuras ilustras na cena política local e nacional, como o prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de governo Wilson Franca, os vereadores Wagner Silva, Gil Magno e Márcio Muniz, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, o deputado federal do PHS Felipe Bornier, além de outras autoridades e representantes regionais do partido.

            “Hoje é uma manhã de festa, de reconhecimento de uma figura ilustre e extraordinária da política petropolitana e da política nacional. Um homem como Philippe Guedon, que na sua trajetória trabalhou e trabalha intensamente pela cidadania, pela participação popular, pelos valores éticos e morais na política”, ressaltou o prefeito Paulo Mustrangi.

            Momentaneamente, atuais e antigos adversários deram trégua às rivalidades políticas para prestigiar Guedon e o lançamento da publicação que relata o sonho dos solidaristas. Personagens que estão no livro estiveram presentes para homenagear a figura maior do PHS.

            Duas histórias que se confundem numa só. Assim é a caminhada do PHS e de seu principal mentor, Philippe Guedon, que em março de 1997 viu o sonho da legenda própria tornar-se realidade para os defensores do solidarismo – vertente aberta na doutrina social-cristã pelo jesuíta Fernando Bastos de Ávila, criador da Escola de Sociologia, Política e Economia da PUC-Rio. Passados 14 anos, os resultados obtidos nas urnas demonstram que a iniciativa de formar a sigla valeu a pena: o PHS conta com deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores em vários estados e 115 mil filiados em todo o país.

            Francês naturalizado brasileiro, Philippe Guedon e seu grupo social-cristão tinham estrada na vida partidária quando criaram o PHS. Haviam passado pelo PSC, PSDB, PMN e gestado o natimorto Partido do Solidarismo Libertador (PSL).

            O lançamento da publicação é uma parceria do Instituto de Pesquisas Humanistas e Solidaristas (IPHS) e da editora Escrita Fina. O trabalho é resultado de entrevistas concedidas ao longo de quase um ano por Guedon ao jornalista Francisco Luiz Noel. O livro, que não será comercializado, poderá ser obtido no instituto, por meio de solicitação pelo telefone (24) 2243-2637 e pelo endereço eletrônico iphs@iphs.org.br.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 12 de junho de 2011




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS