Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Religioso
   
  Primeira Igreja Batista de Petrópolis

Data: 20/05/2008

Início do Trabalho Batista em Petrópolis

 Por volta de 1914 vieram residir em Petrópolis três famílias batistas, que logo se dispuseram a pregar o Evangelho. Embora cooperassem com a Igreja Me­todista, realizavam também, uma vez por mês um culto em casa de uma das famílias, dirigido por seminaristas vindos do Rio de Janeiro. Costumavam tam­bém realizar o culto doméstico diário para o qual convidavam os vizinhos, além do que, noutros dias favoráveis realizavam cultos de evangelização. 
As três famílias eram a do Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá, médico; a do Dr. Fonseca, cirurgião dentista; e D. Maria Madalena Sampaio, proprietária de uma pensão.

Foi, porém, curta a permanência daqueles irmãos na cidade, extinguindo-se, assim, o trabalho que, mais tarde seria reiniciado sobre bases bem mais sólidas. 
 

Todavia, diga-se de passagem, dois frutos permaneceram daquela obra inci­piente: as prezadas irmãs D. Ernestina Francioni de Abreu e sua irmã, D. Haydée.

Alguns anos se passaram, e aqui veio residir o casal Alberto Rodrigues de Oliveira e sua esposa D. Júlia Blanco de Oliveira, membros da PIB do Rio. Em 1923, veio para Petrópolis o Dr. Deoclécio Teixeira de Abreu, cirurgião dentista que, sendo membro da mesma Igreja e amigo do casal acima referido, oferecia a oportunidade de se fundar na cidade das hortênsias um ponto de pregação batista.

 Para maiores informações entre em contato com a Primeira Igreja Batista de Petrópolis que se localiza no endereço: Rua Paulo Barbosa nº 95 - Centro ou acesse o site: http://www.pibpetropolis.com.br/




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS