Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Religioso
   
  Dom Filippo ganha Medalha Koeler

Data: 24/11/2011

Dom Filippo vai receber a mais alta comenda oferecida pelo município. / Roque Navarro

A Câmara Municipal aprovou ontem projeto que concede a Dom Filippo Santoro a Medalha Koeler Cruz do Mérito, pelos trabalhos realizados em Petrópolis e por seu compromisso com a causa das vítimas da tragédia no dia 12 de janeiro deste ano. O projeto é de autoria do vereador Márcio Muniz e foi colocado em votação ontem a pedido do presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, para que o Legislativo Municipal possa homenagear Dom Filippo, antes de sua partida para Itália, no dia 1º de janeiro – no dia 5, ele assume o cargo de bispo na Arquidiocese de Taranto.
Paulo Igor disse que a solenidade acontecerá no dia 22 de dezembro, e será feita em conjunto com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a pedido do deputado estadual Bernardo Rossi. Um dos pareceres favoráveis ao projeto foi feito pelo vereador Márcio Arruda que destacou o trabalho realizado por Dom Filippo Santoro, em Petrópolis.
O vereador João Tobias lamentou a transferência de Dom Filippo Santoro para a Itália, afirmando que ele fará muita falta, principalmente no trabalho que vem sendo realizado pela Frente Pró-Petrópolis, que surgiu a partir de seu apelo pela construção urbanística e humana das cidades atingidas pela chuva em janeiro. “Tenho certeza que estaremos sempre em suas orações, mas fica desde já a saudade, pois desde que chegou a cidade conquistou a todos por sua dedicação não somente espiritual, mas também na sociedade”.
Para o vereador Marcio Vieira Muniz, autor da homenagem, Dom Filippo Santoro deixa sua marca na Diocese por causa do trabalho realizado, principalmente com a implantação do Plano Pastoral de Conjunto e a realização das assembleias diocesanas, reunindo mais de seis mil pessoas. “Tive a oportunidade de participar como representante paroquial e também como palestrante das assembléias e toda coordenação era conduzida pelo bispo de forma firme e sempre dialogando com os leigos. Isto foi fundamental para impor na Diocese o pensamento do protagonismo dos leigos”, comentou Muniz, lembrando ainda todo compromisso social de Dom Filippo, inclusive com os políticos através da Pastoral da Ação Política, da qual era coordenador.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS