Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  CAMERATA DELL’ARTE

Data: 24/06/2010

CAMERATA DELL’ARTE

 

A abertura de gala do 10º Festival de Inverno de Petrópolis será realizada no dia 25 de junho, sexta-feira, a partir das 20h na Catedral São Pedro de Alcântara e conta com a apresentação das "Quatro Estações" de Vivaldi, tendo como solistas da Camerata Dell´Arte  os violinistas Daniel Guedes e Gabriela Queiroz.

 

Formada apenas para eventos especiais, o grupo orquestral, que tem se apresentado com frequência no Rio de Janeiro, será dirigido pelos próprios solistas, seguindo modelo adotado por várias orquestras européias especializadas em música barrôca.

 

Para compor esta orquestra de câmara, a Dell’Arte selecionou 12 dos melhores músicos do Rio de Janeiro. Além dos solistas, a composição conta com Marisol Infante e Renata Athayde os primeiros violinos, nos segundos violinos Adonhiran Reis, Rudá Alves e Mauro Rufino, as violas ficam por conta de Grabriel Marin e Bernardo Fantini, os violoncelos nas mãos de Marcio Malard e Martina Ströher e no contrabaixo Larissa Coutrim.

 

ARTISTAS

 

Daniel Guedes - violino

 

Nascido no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de violino aos sete anos e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Aos treze anos venceu o “IX Concurso Jovens Concertistas Brasileiros” e ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres. Em 1998, foi vencedor da “Bergen Philharmonic Competition” (Nova Jersey). Venceu a Waldo Mayo Memorial Violin Competition (Nova York) em 2000.

 

Foi aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music e de  Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no prestigiado “Pinchas Zukerman Performance Program”, na Manhattan School of Music, onde graduou-se do Bacharelado e dois anos depois concluiu o Mestrado em Música. Estudou música de câmara com renomados músicos, como Isidore Cohen (Trio Beaux Arts) e Sylvia Rosenberg. Participou das master classes dos violinistas Robert Mann (Juilliard String Quartet), Arnold Steinhardt e Miriam Fried.  Foi bolsista do Projeto ApArtes da CAPES e da Vitae.

 

Desde os dez anos vem se apresentando como recitalista e concertista nas principais cidades brasileiras e nos EUA, Canadá, Noruega, Inglaterra e Colômbia. Foi solista de várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Nacional, Sinfônica do Teatro Municipal do Rio, Guildhall Junior Symphony, Bergen Philharmonic de Nova Jersey, Sinfônicas de Campinas, da Bahia, de Recife, Sinfonia Cultura, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Paulista, Amazonas Filarmônica, Filarmônica de Bogotá e National Arts Centre Orchestra do Canadá, entre outras. Como solista, já atuou sob a regência de  Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Lior Shambadal, David Gilbert, Roberto Duarte, Adriano Machado e Aylton Escobar, entre outros. Em maio de 2000, apresentou-se como solista do Concerto n°1 de Max Bruch no Carnegie  Hall de Nova York. Em 2001 e 2002 abriu a temporada de concertos da OSB no Teatro Municipal do Rio tocando concertos de Tchaikovsky e Sibelius.

 

Seus parceiros de música de câmara incluem Fábio Presgrave, Márcio Mallard e Flávio Augusto. Já atuou também ao lado de Zukerman e Mariuccia Iavovino. Gravou várias vezes para programas de rádio e televisão. Em 2000 foi lançado seu primeiro CD, pelo selo Niterói Discos e em 2004 serão lançados mais dois CDs, um deles em homenagem a Guerra-Peixe, onde toca o Concertino para violino e orquestra com a OSB, e o outro com composições de Astor Piazzolla. Recentemente realizou gravação inédita do concerto de Henrique Oswald com a OSB regida por Isaac Karabtchevsky em disco a ser lançado em 2005.

 

Além das atividades como solista e camerista, Daniel Guedes foi assistente de Patinka Kopec, na Manhattan School of Music, mentor no Young Artist Programme dirigido por Zukerman no Canadá e vem lecionando em importantes festivais de música no país. Atualmente é professor do Conservatório Brasileiro de Música e rege a Orquestra Jovem do CBM.

 

Gabriela Queiroz – Solista

 

Nascida em Cataguases-MG, iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa-PB, onde foi aluna de Ademar Rocha e Yerko Pinto. Aos dezessete anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a estudar com Daniel Guedes, concluindo seu Bacharelado no Conservatório Brasileiro de Música em 2007. Estudou entre os anos de 2007 e 2008 com o professor Marcello Guerchfeld em Porto Alegre-RS. Também teve aulas com Detlef Hahn em Londres e Patinka Kopec em Nova Iorque. Atualmente recebe orientação do professor Shmuel Ashkenasi, violinista do famoso Quarteto Vermeer.

Obteve primeiro lugar em importantes concursos, entre eles o “Concurso Jovens Instrumentistas” – Piracicaba-SP em 2001, o “Concurso Jovens Solistas da OSBA” em 2003 e 2006 e o “Concurso Furnas Geração Musical” também em 2006.

Vem se apresentando como solista das seguintes orquestras: Sinfônica Brasileira, Sinfônicas da Bahia, da Paraíba, do Rio Grande no Norte, de Piracicaba entre outras. Como recitalista e camerista, vem atuando intensamente em todo o Brasil ao lado de renomados músicos como Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Daniel Guedes e agora também como membro do Quarteto da Guanabara.

Como professora lecionou nos Festivais de Domingos Martins – ES e São Brás – MG, e acaba de assumir o cargo de Professora Auxiliar da UFRJ. Desde 2003 é violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Gabriela atualmente toca em um violino “Giuseppe Gagliano” que pertenceu à violinista Mariuccia Iacovino, gentilmente cedido por Myriam Dauelsberg.

 

Programação completa no site www.dellarte.com.br

 

Data : 25 de junho, sexta (jogo)
Local : Catedral São Pedro de Alcântara
Horário : 20h
Abertura de gala com o Concerto inaugural do 10º Festival de Inverno de Petrópolis
Artista : Camerata Dell’Arte
Diretor/solista : Daniel Guedes, violino

Solista : Gabriela Queiroz, violino

1os Violinos: Marisol Infante e Renata Athayde

2os violinos: Adohniran Reis, Rudá Alves e Mauro Rufino

Violas: Gabriel Marin e Bernardo Fantini

Violoncelos: Marcio Malard e Martina Ströher

 

Contrabaixo: Larissa Coutrim
programa: As 4 Estações - Vivaldi
Ingresso : Entrada Franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento
10 º  Festival de Inverno de Petrópolis
25 de junho a 18 de julho de 2010

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

Carla Coelho

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555

 

Reg Murray

reg@mls.com.br

(24) 2221-0987/ (21) 8892-1549




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS