Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  PETRÓPOLIS GOURMET COMEMORA DEZ ANOS

Data: 07/06/2010

PETRÓPOLIS GOURMET COMEMORA DEZ ANOS

 

Projeto acaba de ser contemplado pelo MTur

 

 

Receita garantida de sucesso de público, sabores e atrações, o Petrópolis Gourmet celebra dez anos de deliciosas viagens gastronômicas e culturais. Este grande acontecimento anual é considerado um dos maiores eventos do setor no país, e temperando tudo isso uma combinação imbatível: o charme da Cidade Imperial, o clima da serra e ingredientes cultivados a poucos metros dos hotéis, restaurantes e pousadas. A décima edição do festival acontecerá de 28 de outubro a 27 de novembro de 2010, e promete aguçar o paladar dos seus participantes, comprovando mais uma vez o potencial gastronômico de Petrópolis.

A cidade vai reunir renomados chefs da gastronomia local, nacional e internacional, e ser palco de diversas manifestações artísticas como artes plásticas e cênicas, música, mostra de cinema e artesanato. Em dez anos, é a consolidação do Petrópolis Gourmet como elemento relevante para a cultura petropolitana. Como ocorre em todas as edições, será um evento participativo, democrático e popular, valorizando a mão-de-obra local, revivendo a gastronomia no contexto histórico e cultural do município e mostrando a hospitalidade dos moradores.

Para começar com o pé direito as comemorações, o festival acaba de ser vitorioso na Chamada de Projetos do Ministério do Turismo para apoio a eventos geradores de fluxo turístico aqueles que efetivamente contribuem para a movimentação de fluxos turísticos regionais, nacionais e internacionais no Brasil e para a propagação da imagem positiva do país. Em 2009, o projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado Cultura do Rio de Janeiro, benefício renovado para este ano também.

Segundo Flávio Câmara, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, entidade realizadora do evento, este será o maior festival gastronômico realizado até então no estado do Rio de Janeiro. Fomos selecionados dentro de 31 projetos do país geradores de fluxo turístico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade fazer parte deste seleto grupo, pois nesta chamada foi lançado um edital com parâmetros avaliadores em diversas categorias e diferentes pontuações. A infraestrutura do projeto já está garantida, que é a grande tenda gastronômica ao lado do Hortomercado Municipal, onde acontecerão as principais atividades do evento, disse.

O tema do Petrópolis Gourmet é escolhido com base em datas importantes ou comemorações principalmente históricas. Como este ano o festival celebra uma década, este será o grande enfoque, mas os restaurantes que participam devem sempre elaborar um menu de acordo com esse tema. Pensando nisso, a ideia central é que eles pesquisem sobre os pratos executados nas edições anteriores e façam uma releitura desses cardápios ou elaborem uma nova receita, utilizando obrigatoriamente alimentos orgânicos, por serem produtos cada vez mais presentes na mesa do brasileiro.

Unir os produtores rurais e os chefs já era um desejo antigo dos organizadores do Petrópolis Gourmet. A região Serrana, além de ser precursora do movimento dos orgânicos no estado e no país, é responsável pela produção de 70% das verduras, frutas e legumes do estado do Rio de Janeiro. Foi em Petrópolis, há 25 anos, que se iniciou o movimento em prol da agricultura orgânica e do desenvolvimento sustentável. A região do Brejal foi uma das primeiras a implantar a agricultura orgânica, e hoje cerca de 40 agricultores produzem e comercializam para os melhores restaurantes da região.

As atividades programas para 2010 são de dar água na boca e com certeza será um festival cheio de sabor e cultura na cidade famosa por sua importância histórica, natureza exuberante, clima agradável e pólo gastronômico. As belezas de Petrópolis dividirão suas atenções com os prazeres da boa mesa. Convidamos os gourmets, estudantes, amantes da gastronomia, empresários do setor e público em geral para marcarem em suas agendas a participação no X Petrópolis Gourmet, e, sem dúvida nenhuma, poderem desfrutar do que há de melhor na gastronomia do estado do Rio de Janeiro, conclui Flávio Câmara. Aguardem as novidades.

 

Retrospectiva do festival

 

O Petrópolis Gourmet foi criado em 2001 por grupo de tradicionais conhecedores da gastronomia, que se organizaram para oferecer o que a cidade tem de melhor e incrementar a atividade turística na região. O festival da serra fluminense já atraiu mais de 100 mil pessoas nestas nove edições, graças ao exclusivo tempero petropolitano, que une sabor e história. Confira os temas anteriores:

 

I Sabores variados - 30/11 a 09/12/2001 - 29 restaurantes participantes

II Mais que prazer. Um festival sem igual - 22/11 a 01/12/2002 - 31 restaurantes

III - Vale dos Gourmets - 13 a 23/11/2003

IV - O sabor do detalhe - 26/11 a 05/12/2004 - 47 restaurantes

V - Os sabores da Serra - 10 a 20/11/2005 - 27 restaurantes

VI - Gastronomia da Cidade Imperial - 09 a 19/11/2006 - 26 restaurantes

VII - O Brasil Temperando o Mundo - 15 a 25/11/2007 - 23 restaurantes

VIII - Receitas da Corte - 13 a 23/11/2008 - 29 restaurantes

IX - Vive La France - O Reflexo da Culinária Francesa na Cidade Imperial - 12 a 22/11/2009 - 42 restaurantes

 
ARTE: NOVASTUDIO
 
Monica Vianna Hingel
Assessoria de Imprensa
Petrópolis Convention & Visitors Bureau
www.visitepetropolis.com
Tel.: (24) 2220-4869 / 8854-0276



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS