Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Gestão Participativa e Transparência >> Debates Públicos
   
  Tribuna em campanha por projetos de mobilidade

Data: 10/06/2010

Tribuna em campanha por projetos de mobilidade

 

 

            A reativação da Estrada de Ferro Grão Pará, a ligação Bingen-Quitandinha e a criação de estacionamentos em pontos estratégicos ligados por sistemas de micro-ônibus circulares no primeiro distrito são, até agora, as três propostas sobre infraestrutura mais votadas na Campanha sobre Mobilidade Urbana promovida pelo Portal Dadosmunicipais. Até ontem, segundo dados do comitê gestor, 725 votos foram computados. A campanha teve início em maio e termina hoje.

            Além do tema sobre infraestrutura, também foram divulgados os resultados preliminares sobre outras questões relacionadas na campanha. Dos 25 quesitos sobre veículos, as propostas referentes ao transporte coletivo foram as mais escolhidas. Entre elas, a exigência de melhoria na qualidade dos coletivos padronizando o tipo e o tamanho do veículo, a circulação dos ônibus 24 horas e o estudo da construção de uma linha de VLT, ou similar, entre o Centro Histórico e o centro de Itaipava. Em relação à questão do marco regulatório, as mais votadas foram: instalação de calçamento em todas as ruas, prevista na Lei nº 4858/97; integração no sistema de transportes coletivos atendendo todas as linhas do município e a descentralização urbana do Centro Histórico.

            Segundo Philipe Guedon, membro do Comitê Gestor do Portal, 70% dos votos vieram através da internet. “Foi a maneira escolhida pela maioria dos eleitores, por ser mais fácil de acessar”, comentou. Cerca de 300 informativos foram distribuídos em várias associações de moradores, e no fim de semana uma urna foi colocada no Calçadão do Cenip. Guedon acredita que o número de votos pode chegar a 1000, já que muitos ainda não foram computados. “As pessoas sempre deixam para a última hora, é uma mania. E ainda não recebemos os votos de algumas associações de moradores, por isso acredito que amanhã (hoje) teremos um número considerável”, disse.

            Quem quiser participar da campanha pode votar através das cédulas impressas no informativo Mobilidade Urbana, que está sendo distribuído na portaria da Tribuna de Petrópolis, até às 18 horas de hoje. Outra opção é acessar o site www.dadosmunicipais.org.br. O relatório com o resultado da pesquisa será apresentado na 7ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte, no dia 18, no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura. De acordo com Guedon, uma cópia do levantamento será enviado também ao prefeito Paulo Mustrangi, ao presidente da CPTrans, Orlindo Pozzato, e ao presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo Rossi.

 

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 10 de junho de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS