Petrópolis, 24 de Abril de 2024.
Matérias >> Legislação >> Plano Diretor e Leis Complementares
   
  Comissão da Câmara promove debate com a comunidade sobre Plano Diretor

Data: 29/07/2010

Comissão da Câmara promove debate com a comunidade sobre Plano Diretor

 

 

            A Comissão Especial do Plano Diretor do Município, da Câmara de Vereadores, já iniciou contatos com a comunidade para discutir o projeto encaminhado pelo prefeito Paulo Mustrangi. O presidente da comissão, vereador Thiago Damaceno, participou de reunião com integrantes do Comitê Gestor do Portal Comunitário www.dadosmunicipais.org.br. No encontro, o grupo se colocou à disposição para ajudar na elaboração do plano. Philippe Guédon, integrante da equipe, alertou para a necessidade de uma discussão ampla e de um plano mais consistente. “Não há como se considerar um Plano Estratégico do qual estão ausentes as maiores unidades orçamentárias, algo como 80% a 90% do Orçamento”, declarou, destacando que o plano final precisa ter maior profundidade.

            Guédon alertou ainda para que não se trate da mesma forma o Plano Diretor e os anexos, que, em sua visão, deveriam ser denominadas de Plano Estratégico. Ele afirmou que os anexos, da forma que estão, dificilmente poderão ser aproveitados. De acordo com o grupo, os chamados “anexos” dificilmente poderão servir de base para um trabalho efetivo no próximo futuro. “Desconhecemos o organograma oficial da PMP; a Águas do Imperador não se deu ao trabalho de remeter o seu; a Secretaria de Educação publicou o seu Plano Setorial em separado, o Plano de Turismo foi remetido em separado para a Câmara, como vai sê-lo o de Cultura; e a Saúde sequer se deu ao trabalho de anexar algum plano”, declarou. Segundo Guedon, é preciso uma grande discussão antes do plano ser aprovado. “Algo que não é feito há 30 anos não pode ser resolvido em poucos meses”, declarou.

            Thiago Damaceno afirmou que a divulgação do plano e discussão pela sociedade é fundamental. “Fiz proposta para alteração do regimento interno da Câmara, para discutir o Plano Diretor. A princípio, seria um período de quatro meses, mas, por quaisquer motivos exteriores, pode ser estendido”, declarou.

            O vereador garantiu que já solicitou à Câmara dos Vereadores a disponibilidade do plano pela internet. “Inclusive, o documento será enviado em formato eletrônico, para poder ser divulgado”, anunciou, afirmando que a medida ampliará a discussão com a sociedade. Os dados serão encaminhados também para o portal Dados Municipais. “Meu maior interesse é, como presidente da comissão, ser um instrumento, como representante da sociedade”, disse o vereador.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 29 de julho de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS