Petrópolis, 26 de Abril de 2024.
Matérias >> IPG - Instituto Philippe Guédon >> Notícias
   
  IPG: Entrevista com o Diretor-Presidente da Cia. Petropolitana de Trânsito - Luciano Moreira

Data: 18/10/2021

 

IPG: Entrevista com o Diretor-Presidente da Cia. Petropolitana de Trânsito - Luciano Moreira


A direção do Instituto Philippe Guédon - IPG reuniu-se no dia 18/10/2021, segunda-feira, com o Diretor-Presidente da Cia. Petropolitana de Trânsito (CPTrans) - Luciano Moreira, para uma conversa sobre os desafios e projetos da pasta. Aproveitou-se a oportunidade para discutir o papel que o PEP20 pode oferecer à cidade. A seguir um relato da reunião.


"O papel do IPG é o de transformador, de trazer a voz da sociedade civil para dentro do Poder Público. Por isso sempre procura conseguir informações para que a participação popular seja efetiva. E uma das formas que o IPG tem feito para alcançar este objetivo é se reunir com autoridades e técnicos do Municípios de Petrópolis, para compreender o que está sendo feito, onde é possível melhorar e também para apresentar PEP 20 - Planejamento Estratégico para Petrópolis - Construindo a Petrópolis que Queremos, documento que contém propostas para os próximos 20 anos.
 
Diversas reuniões ocorreram no final deste ano e periodicamente aqui será publicada uma síntese de cada encontro.
 
O primeiro é uma conversa com o Luciano Moreira, Presidente da CPTRANs (Companhia Petropolitana de Transportes), que aconteceu de forma virtual, no dia 18 de outubro, com toda a diretoria do IPG: Silvia Guédon, Presidente, e os diretores Renato Araújo, Roberto Rocha, Ramiro Farjalla, Johnny Klemperer, Maria Melo, George Paiva e Cleveland Jones.
 
Várias questões sobre mobilidade urbana foram especificadas e Luciano acredita que é de uma “zeladoria” que Petrópolis precisa para criar a sensação de bem cuidar. Mas a área de transporte é um grande desafio. Confira os principais pontos discutidos:
 
. TRANSPORTE PÚBLICO - O tempo que os ônibus demoram para fazer o trajeto dos distritos até o centro foi um dos temas debatidos, assim como o preço das passagens, considerado caro. Segundo Luciano, Petrópolis não tem subsídios, por isso esse valor.
 
. COVID 19 – Logo no início da pandemia a CPTRANS contratou equipe específica para a limpeza dos ônibus e ele mesmo, Luciano, fez campanha de sensibilização nos terminais.
 
. PLANEJAMENTO URBANO - A necessidade de ter um planejamento urbano, que seja uma política pública, é uma preocupação do IPG e era também uma das principais propostas do fundador da associação, Philippe Guédon, pois assim a sociedade não sofreria os problemas quadrienais, a cada mudança de governo. De acordo com a direção do IPG, Petrópolis precisa ser mais atrativa para as empresas. A falta de ordenamento público faz com que muitas empresas desistam de se instalar na cidade. Luciano informou que há muitos projetos engavetados e que um Instituto poderia garantir a conclusão desses projetos.
 
. FISCALIZAÇÃO - Reestruturar o poder de fiscalização do município. No encontro ficou clara essa necessidade. Mas, para isso é preciso contratar mais fiscais. De acordo com Luciano, seria necessário um fiscal para cada 2 mil carros. Ou seja, Petrópolis precisaria de 90 agentes de trânsito, mas só possui 13.
 
. PROJETOS/PROPOSTAS - Fazer a bilhetagem eletrônica para ter mais transparência de dados e assim fazer um planejamento melhor, é uma das propostas que foram citadas no encontro, mas que ainda não há previsão de quando isso poderá ser feito. Mas, a instalação de semáforos inteligentes pode ser uma realidade, pois a CTRANS já está fazendo contatos com uma empresa para esta implementação. Esses semáforos são administrados por um software que centraliza as informações e com base no fluxo de veículos em determinados períodos do dia, é possível definir por quanto tempo o sinal ficará verde ou vermelho. Isso pode colaborar para diminuir o tempo das viagens de ônibus, por exemplo. Também já está em andamento processo de abertura de concurso público e revisão de plano de cargos desses servidores, previstos para 2023.
 
. MEIO AMBIENTE – Transporte público não é apenas um problema de mobilidade urbana, é também uma questão ambiental. A direção frisou bem este tema durante a conversa. Além de transporte público de qualidade, é preciso estimular o transporte alternativo, como o uso da bicicleta, o que Luciano concordou e informou que isto faz parte dos planos da CPTRANS.
 
. CONSELHOS MUNICIPAIS – Uma antiga proposta de Philippe Guédon foi lembrada durante a reunião: a qualificação dos conselheiros municipais. Ao capacitá-los seria mais fácil de aprovar projetos de real interesse da população e as verbas também seriam melhor direcionadas. Para o transporte em Petrópolis é destinado apenas 0,6 por cento do orçamento municipal.

 

IPG - Instituto Philippe Guédon

Rua Afrânio de Mello Franco, No 333-101

Quitandinha, Petrópolis – RJ 25651-000

E-mail: ipgpar@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com

Site: www.ipgpar.org.br / www.dadosmunicipais.org.br

Facebook: www.facebook.com/institutoprogestaoparticipativa/



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS