Petrópolis, 25 de Abril de 2024.
Matérias >> Petrópolis x Covid-19
   
  Petrópolis tem novas medidas restritivas para tentar conter casos de covid-19

Data: 29/03/2021

 

Petrópolis tem novas medidas restritivas para tentar conter casos de covid-19

Imprensa Oficial - Segunda, 29 Março 2021 - 20:17

 

A Prefeitura de Petrópolis está decretando nesta segunda-feira (29) um novo pacote de medidas emergenciais restritivas para tentar conter os casos de covid-19 na cidade. Decreto municipal que será publicado ainda nesta segunda-feira (29) proíbe, a partir desta terça-feira (30) a entrada de turistas e visitantes e restringe ainda mais as atividades no município, na tentativa de reduzir a circulação de pessoas e desacelerar a taxa de contágio da doença. A ação visa preservar vidas, garantindo, ao mesmo tempo, o funcionamento da rede de saúde, que está chegando ao limite de sua capacidade.

No decreto, válido até 5 de abril, o governo municipal suspende o atendimento presencial em bares, lanchonetes, restaurantes e similares, autorizando apenas os serviços de delivery e take away. Cinemas, clubes sociais e esportivos e serviços de lazer também estão proibidos, assim como casas de festas, boates, pistas de dança, museus e pontos turísticos públicos ou privados. O texto também proíbe o funcionamento de áreas de recreação infantil, assim como espaços de lazer de meios de hospedagem e condomínios.

O comércio também vai permanecer fechado, com exceção de supermercados, laticínios, açougue, peixaria, comércio de gêneros alimentícios e bebidas, hortifrutigranjeiro, quitanda, padaria, confeitaria, loja de conveniência, mercearia, mercado e armazém entre outros. Nos pontos de venda de alimentos autorizados a abrir, no entanto, não poderá haver consumo no local. Também estão excluídas da proibição atividades consideradas essenciais.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que, hoje, Petrópolis bateu recorde de internados, somando as redes pública e privada: 334 pessoas estão internadas em leitos destinados a pacientes com covid-19. Destas, 148 estão em leitos de UTI.

 

Novas variantes

Petrópolis registrou até o momento dois tipos de variantes do Sars-CoV-2: variantes do tipo P1 e P2. Foram três casos, confirmados após análise de material selecionado por amostragem pela Fiocruz. Após a notificação, o setor de Epidemiologia fez imediatamente o levantamento de informações junto as famílias. Os casos foram identificados em irmãos gêmeos de 7 meses e em uma menina de 5 anos – as três crianças não tiveram complicações, não precisaram de internação e passam bem.

No caso dos gêmeos, a família relatou ter recebido a visita de um parente do estado de Minas Gerais, no início do mês de janeiro. Dias depois, um familiar que tem contato com as crianças teve sintomas de Covid-19. As amostras confirmaram a variante P2. Já no terceiro caso, da variante P1, uma menina de 5 anos apresentou sintomas em fevereiro. A menina está recuperada e passa bem.

 

Vacinação

A campanha de vacinação contra a covid-19 segue em andamento. Neste momento estão sendo vacinados idosos com mais de 70 anos, profissionais de saúde e pessoas acamadas, que são imunizadas em casa. Até ontem, mais de 24 mil pessoas tinham sido vacinadas na cidade.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS