Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT4 - Desenvolvimento Econômico
   
  PMP: Grupo de trabalho analisa projetos da iniciativa privada para o município

Data: 02/01/2020

 

Grupo de trabalho analisa projetos da iniciativa privada para o município 


A Prefeitura está analisando três projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o município. Em reunião, na última semana, foram autorizados os estudos de um projeto que prevê uma transformação no ambiente urbano da cidade por meio de rede de conectividade e tecnologias da informação e comunicação avançadas, que deverão ser aplicadas aos serviços e estruturas públicas.

Os projetos (1) Eficiência energética (diminuição de gastos com energia nos prédios públicos), (2) nova modelagem do Parque de Exposições em Itaipava e o (3) projeto “Cidade Inteligente”, criado pela empresa Enel X, cujos estudos para implantação de novas tecnologias na cidade – sem custo para a municipalidade – foram autorizados.

O projeto da Enel, que recebeu o nome de “Petrópolis Cidade Inteligente”, foi apresentado como Manifestação de Interesse da Iniciativa privada e tem como objetivo transformar a cidade com o auxílio de tecnologias da informação e comunicação. A empresa fará estudos – sem custos para o município – e desenvolverá uma rede de conectividade e tecnologias da informação e comunicação avançadas aplicadas aos serviços e estruturas públicas que deverão ser usados para se obter melhores resultados em serviços como iluminação pública, iluminação artística, semáforos e controle da mobilidade urbana, câmeras de videomonitoramento, sensores diversos, roteadores de wi-fi públicos e aplicativos, gerenciados por um Centro de Controle Operacional.

Após a concretização do estudo, o projeto será novamente apresentado para o Conselho Gestor das Parcerias PúblicoPrivadas (CGP) para, posteriormente, ser feita uma consulta pública sobre o assunto.

Para acelerar o fomento de projetos que possam tornar a cidade cada vez mais atrativa, inteligente e com foco na eficiência energética e conectividade, o prefeito Bernardo Rossi criou, através de um decreto, um Grupo de Trabalho de Apoio ao Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS