Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT4 - Desenvolvimento Econômico
   
  Petrópolis se une para criar propostas para plano da Região Metropolitana

Data: 07/08/2019

 

Petrópolis se une para criar propostas para plano da Região Metropolitana

Tribuna de Petrópolis


Formatar um diagnóstico de Petrópolis para integrar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com este objetivo representantes da Câmara Metropolitana do Rio Janeiro, responsáveis pelo estudo, realizaram uma oficina, ontem, em Petrópolis. A atividade teve a participação de técnicos de diferentes secretarias municipais e representantes do legislativo municipal e de entidades como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de representantes da sociedade civil organizada. Petrópolis foi incluída no fim do ano passado no rol de 22 municípios que fazem parte do Plano Metropolitano do Estado do Rio para o desenvolvimento de projetos.

Trabalhei pela inclusão de Petrópolis na Região Metropolitana ainda em meu mandato como deputado. É um passo importante pois a cidade passará a contar com auxilio técnico para estudar os desafios e compreendermos às necessidades específicas do município. Estar na região metropolitana também pode significar uma facilidade para se conseguir recursos, como por exemplo, para financiamento de projetos habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida”, pontua a prefeito Bernardo Rossi. Os levantamentos são concentrados na Coordenadoria de Planejamento, mas todos os demais secretários do município estão envolvidos no processo.

O trabalho desenvolvido nos outros 21 municípios que fazem parte do Plano Metropolitano, foi apresentado pelos representantes da Câmara Metropolitana Maurício Knoploch, Nelson Teixeira, Paulo Costa e Luís Firmino. As oficinas foram realizadas durante todo o dia na Casa dos Conselhos Ângelo Zanata.

Para o trabalho de diagnóstico, os participantes foram distribuídos em grupos que trataram dos temas pertinentes a cidade: Economia, Mobilidade, Saneamento e resiliência, Patrimônio Natural e Cultural, Habitação e equipamentos sociais, e Reconfiguração especial e centralidade/ordenamento territorial e urbano. Em uma segunda etapa, participantes elaboraram um prognostico relacionado aos eixos que orientam os Programas de Ações.

O coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da prefeitura, Dalmir Caetano, destacou que a aproximação com o governo do Estado mostra a importância de Petrópolis para o desenvolvimento da região metropolitana do Estado.

“Temos uma mão de obra especializada que trabalha no Rio de Janeiro justamente por causa da proximidade da nossa cidade com o Centro produtivo do Estado. Isso mostra o quanto Petrópolis pode crescer por estar próxima do Rio de Janeiro. Ao acrescentarmos os dados de Petrópolis nesse estudo, mostramos o potencial produtivo da nossa cidade e incentivamos o fortalecimento de políticas públicas eficientes”, avalia Dalmir.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Câmara Metropolitana. O objetivo é o de elaborar um conjunto de cenários, estratégias e instrumentos que orientem decisões governamentais nos anos futuros e sejam referências para a sociedade fluminense. O estudo prevê ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazos, nos próximos 25 anos.

Um novo encontro participativo será realizado em Petrópolis com o objetivo de apresentar os resultados das discussões nas oficinas que, após estudos técnicos aprofundados, serão utilizados para dar origem ao Encarte de Petrópolis - livro que complementará o PEDUI.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete Renan Campos, os secretários de Assistência Social, Denise Quintella, de Educação, Márcia Palma, a subsecretária de obras, Raquel Motta e o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florêncio, além de representantes de outras secretarias.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS