Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT2 - Saúde
   
  Covid-19 é classificado pela OMS como pandemia

Data: 12/03/2020

 

Covid-19 é classificado pela OMS como pandemia


A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia. O anúncio foi feito após a confirmação de que há mais de 120 países com casos declarados de infecção. No Brasil, subiu para 52 casos confirmados da doença. No estado do Rio, a Secretaria de Saúde tem confirmado 13 casos e outros 88 seguem em investigação. Incluindo, os três casos suspeitos em Petrópolis, que ainda aguardam o resultado dos exames laboratoriais.

Como medida do plano de contingência, o governador, Wilson Witzel, publicou ontem no Diário Oficial um decreto que autoriza a internação compulsória de pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo Covid-19 no Rio de Janeiro. Para Witzel, o Estado tem poder de polícia, assim como as autoridades sanitárias, e podem usar desse poder para preservar a integridade física. A mudança de classificação para pandemia, segundo a OMS, não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado.

“A OMS tem tratado da disseminação do Covid-19 em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação dos governos”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

No Brasil, a maioria das novas pessoas infectadas veio de São Paulo. Além deste, há casos confirmados no Rio, Brasília, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo. Entre as atualizações, os casos suspeitos saíram de 876 para 907. Já os casos descartados também aumentaram, de 880 para 935.

 

Estado do Rio de Janeiro têm 88 casos suspeitos sendo investigados

A Secretaria de Estado de Saúde monitora 88 casos suspeitos de coronavírus. Dos 13 casos que foram confirmados, estão localizados no Rio de Janeiro (11), Barra Mansa (1) e Niterói (1). Em Petrópolis, os três casos que estão aguardando o resultado dos exames são referentes a um paciente que deu entrada na UPA Centro no dia 28 de fevereiro, e outros dois pacientes que deram entrada nesta terçafeira, no HST. Eles chegaram de uma viagem ao Egito no último dia 06 de março. No retorno fizeram conexão nos EUA. O homem e uma mulher, foram internados na unidade. Exames coletados já foram enviados aos laboratórios do Estado.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS