Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  Exército inicia treinamento para enfrentar calamidades

Data: 02/10/2019

 

Exército inicia treinamento para enfrentar calamidades 

Sob coordenação do Comando Militar do Leste, o Batalhão Pedro II e mais 10 órgãos municipais e a Defesa Civil Estadual estão se preparando para atuar em casos de calamidades ou desastres naturais. A solenidade de abertura foi realizada ontem. Até sexta-feira, os agentes e militares participarão de atividades de exercício simulado, de Apoio à Defesa Civil, em diversos pontos na cidade.

Exército faz treinamento para apoio à Defesa Civil
LUANA MOTTA - Redação Tribuna

Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho e aumentar a integração dos órgão de resposta a calamidades e desastres naturais, o Comando Militar do Leste (CML) – Força de Apoio a Defesa Civil iniciou ontem um treinamento com mais de dez órgãos no município. A solenidade de abertura aconteceu no 32º Batalhão de Infantaria Leve. Até sexta-feira, os agentes e militares participarão de atividades de exercício simulado de emprego da Força de Apoio à Defesa Civil, em diversos pontos na cidade, inclusive em localidades com histórico de desastres naturais.
Serão cerca de 20 simulados, passando por resgates de vítimas, evacuações, salvamentos em desabamentos e soterramentos. Hoje, os agentes participarão de um exercício de simulação de vazamento de produtos tóxico em hospital, a atividade será feita com o Destacamento Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear do Exército. “Contamos com o apoio de diversas agências para integrar esforços para melhorar a atuação na pronta resposta em calamidades”, frisou o Major Hennemann, porta-voz do CML.
Ao todo, são mais de 800 pessoas envolvidas, entre militares do 32º BIL, 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Guarda Civil Municipal, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, Cruz Vermelha, Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntária do Município, Rádio Amadores, Águas do Imperador, Samu e Bombeiros Civis.
O treinamento tem o objetivo de validar a capacidade da Força de Apoio à Defesa Civil do CML para atuar nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Coronel Albino, diretorgeral da Secretaria de Defesa Civil do Estado, elogiou o trabalho da Secretaria de Defesa Civil do município e destacou a importância da integração com os órgãos a partir dos treinamentos.
O comandante do Comando de Bombeiros de Área 2 (CBA II- Região Serrana), tenente-coronel Rafael Simão disse que a participação nesses simulados é importante principalmente para o aperfeiçoamento dos agentes. É no exercício que as equipes podem encontrar onde estão as falhas e fazer o planejamento para quando ocorrer uma situação real estarem o mais preparados para a pronta resposta.
Segundo o Major, Petrópolis foi escolhida para passar pelo exercício por ser sede do 32º BIL, mas especialmente por se tratar de um município que historicamente foi afetada por fenômenos climáticos que causaram situações de calamidade pública.
 



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS