Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT5 - Meio Ambiente
   
  Nova ETA de Araras vai atender 123 mil moradores dos distritos

Data: 05/02/2020

 

Nova ETA de Araras vai atender 123 mil moradores dos distritos

JANAINA DO CARMO - Redação Tribuna


Com previsão para começar a funcionar no segundo semestre deste ano, a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Araras vai atender cerca de 123 mil moradores da Posse, Pedro do Rio, Itaipava e Nogueira. As obras começaram no ano passado e o complexo fica em Bonsucesso onde serão tratadas 9,5 milhões de litros de água por dia.

A ETA de Araras será interligada a outras seis estações que já existem na cidade – Montevideo, Mosela, Itaipava, Bonfim, Pedro do Rio, Taquaril e Secretário – e juntas vão tratar mais de 61 milhões de águas por dia. “Enquanto a região metropolitana do Rio sofre com essa questão do abastecimento, aqui em Petrópolis estamos investindo e garantindo segurança hídrica para a cidade pelos próximos 30 anos”, disse Márcio Salles, superintendente da concessionária Águas do Imperador.

O prefeito Bernardo Rossi esteve visitando as obras da construção da ETA na manhã de ontem, ele falou sobre os investimentos no setor para a cidade. “No ano passado, a Águas do Imperador conseguiu recursos junto ao BNDES no valor de R$ 90 milhões que são importantíssimos para a ampliação da rede, reformas e manutenção de todo o sistema”, comentou o prefeito.

O complexo da ETA de Araras contará ainda com auditório para atividades de educação ambiental e um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água, que fará a distribuição por meio de uma elevatória. Também está sendo construída uma adutora de 900 metros para distribuição da água tratada na estação. A previsão é que essa obra esteja concluída em março. Até o momento 400 metros já foram instalados.



Fotos:
DADOS MUNICIPAIS
A obra, que tem previsão de conclusão em março, vai permitir o tratamento de 9,5 milhões de litros de água por dia de quatro regiões da cidade.


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS