Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT1 - Urbanismo e Infraestrutura
   
  Secretário Federal de Mobilidade quer solução para Est. União e Indústria e BR-040

Data: 13/07/2019

 

Secretário Federal de Mobilidade quer solução para Est. União e Indústria e BR-040

Tribuna de Petrópolis

 

Em visita ao prefeito Bernardo Rossi, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, anunciou que vai apoiar as reivindicações de Petrópolis, com relação às péssimas condições da BR-040, e também à recuperação da Estrada União e Indústria, a principal ligação de Petrópolis com seus distritos. O secretário recebeu o texto do Plano de Mobilidade Urbana local.


Secretário federal de Mobilidade dá apoio a reivindicações de Petrópolis

O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, se comprometeu a intermediar os pleitos do município junto ao governo federal na área, sobretudo com relação à Estrada União e Indústria e à BR-040. Pejo afirmou que está à disposição para que a cidade consiga apresentar os projetos e ter as reivindicações ouvidas. Ele esteve em Petrópolis ontem, para receber, em mãos, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e informou que o programa Avançar Cidades possui linhas de crédito para as intervenções previstas no documento ou para a elaboração desses projetos.

“Peço que vocês me levem os projetos que vocês possuem aqui para eu analisar em Brasília que nós iremos encaminhar, sim, ainda que não seja decisão nossa, junto ao setor. O que vocês precisarem dentro do governo federal que se aplica dentro de mobilidade urbana, fiquem à vontade para contar conosco para que a gente busque as soluções. O problema já não é mais de vocês, o problema é nosso”, garantiu o secretário nacional de Mobilidade Urbana.

“Esse posicionamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana dá ainda mais força para os nossos pedidos, uma vez que mais um órgão do governo federal percebe a importância dos pleitos que o município vem apresentando, para que a obra de reforma da União e Indústria possa ser acelerada e tenha as melhorias de trânsito que a cidade precisa e que a nova concessão da BR-040 inclua a ligação Bingen-Quitandinha entre as obras prioritárias, que a estrada tenha conservação adequada, entre outros pedidos”, fala o prefeito Bernardo Rossi.

Pejo recebeu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e acompanhou uma apresentação feita pela CPTrans sobre os principais pontos incluídos documento. Ele elogiou que o município tenha buscado formar um amplo diagnóstico, pois essa é a melhor forma de elaborar projetos mais adequados para solucionar os pontos onde são necessárias intervenções.

“Esse é o momento de apresentar o máximo de projetos possíveis. Há linhas de crédito para isso. Esse trabalho é fundamental para que a sociedade, para que as pessoas possam qualidade de vida melhor”, afirmou.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana possui mais de 180 projetos de infraestrutura viária, voltados à segurança viária, de fiscalização, para sistema de transporte público de passageiros, transporte de cargas e adequações ou implementação de legislações. Petrópolis é o único município da Região Serrana a entregar o documento, que norteiam ações de curto, médio e longo prazos para serem implementados em 10 anos.

Participaram da reunião o vice-prefeito Baninho; o presidente da CPTrans, Jairo Cunha; o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini; de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo; o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos; a subsecretária de Obras, Raquel Mota e o vereador Maurinho Branco.

 



Fotos:
DADOS MUNICIPAIS
U. e Indústria: ligação entre Petrópolis e os distritos tem problemas graves.


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS