Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> Informações Gerais
   
  IPGPar apresenta o PEP20: Planejamento Estratégico para Petrópolis – visão de 20 anos

Data: 12/10/2020

 

Instituto Pró Gestão Participativa - IPGPar

Rua Afrânio de Mello Franco, Nr 333-101 Parte

Quitandinha, Petrópolis – RJ 25651-000

https://www.facebook.com/pg/institutoprogestaoparticipativa

https://www.instagram.com/ipgpar/

https://www.ipgpar.org

ipgpar@gmail.com

 

 

PEP20: Planejamento Estratégico para Petrópolis – visão de 20 anos

“Construindo a Petrópolis que queremos”

 

O Instituto Pró Gestão Participativa – IPGPar tem o orgulho de apresentar à sociedade petropolitana o Plano Estratégico para Petrópolis – PEP20: uma visão para os próximos 20 anos.

O PEP20 foi uma semente plantada, que ora brota e cresce. O projeto foi inspirado pelo incansável Coordenador da Frente Pró-Petrópolis – FPP, Philippe Guédon, ícone da gestão participativa e da democracia participativa em Petrópolis, baseado em exemplos de sucesso no Brasil, como Piracicaba-SP e Blumenau-SC, e no mundo afora.

Em todos os aspectos da vida em Petrópolis, fica evidente o quanto a falta de um planejamento estratégico de longo prazo é um entrave ao desenvolvimento do município e à realização de ações integradas. A iniciativa o IPGPar busca inverter a lógica equivocada de que o planejamento estratégico vem do governo municipal, entendendo que deve ser uma construção colaborativa da sociedade, de longo alcance, não apenas com duração de uma gestão dos representantes eleitos (4 anos).

O PEP20 é um exemplo do que pode ser um plano estratégico produzido por um Instituto de Planejamento permanente, conforme proposto pelo IPGPar, para guiar o futuro do município. O PEP20 reúne um conjunto de propostas para oito áreas, a saber: Infraestrutura e Urbanismo, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cidadania, Administração Pública e Cultura; subdivididos em vários temas/grupos de trabalho.

O esforço de construção do PEP20 pelos colaboradores e membros do IPGPar esteve sujeito a muitas limitações, sejam orçamentárias, logísticas e de recursos humanos, haja visto que o IPGPar é uma organização não governamental sem fins lucrativos. O trabalho teve a participação de mais de 100 pessoas, muitos das quais são profissionais altamente qualificados, de forma absolutamente voluntária, doando seu tempo, dedicação, conhecimento e experiência, e em muitos casos, até recursos. Mesmo com as dificuldades da epidemia de Cov-19 em 2020, os trabalhos prosseguiram, mas de forma virtual.

Dadas essas limitações, não é de estranhar que o próprio PEP20 não seja absolutamente abrangente em todos os grupos de trabalho. Assim, o IPGPar deseja abrir a discussão sobre os temas, diagnósticos, análises e propostas que fazem parte do PEP20, para que a sociedade possa participar de sua construção contínua, já que é um documento dinâmico, que deverá ser constantemente ajustado à realidade e aos anseios da população. Nas palavras de Philippe Guédon:

“Planejamento não é manufatura de bola de cristal; não desenhamos o futuro, imprevisível por natureza, só balizamos a caminhada do povo de Petrópolis em direção às metas que seleciona para cada etapa”;

“O PEP não é só um plano estático, mas sim um PROCESSO permanente; não é instantâneo que fixa o momento, é movimento pronto a absorver os eventos externos e locais não previstos, como endemias e pandemias, crises da natureza, acontecimentos políticos, avanços tecnológicos, mudanças de comportamento social e outros que devam ser levados em conta”;

“O P.E.P versão 2020 não é a conclusão da caminhada, mas o seu festejado primeiro passo”.

Através do PEP20, o IPGPar está ajudando a construir um ambiente de mais oportunidades para o desenvolvimento de Petrópolis e de mais qualidade de vida para todos.

 

Mais informações do PEP20 estão disponíveis no site Dados Municipais:

https://www.dadosmunicipais.org.br/index.php?pg=listamaterias&secao=45&subsecao=126

 

 

Cleveland M. Jones, Presidente do IPGPar

Luis Carlos Dias de Oliveira, Vice-Presidente

Roberto Rocha Passos, Diretor Tesoureiro

Jochen Siegfried Klemperer, Diretor

Silvia Guédon, Diretora

Claudia Sies Kubala, Membro do Conselho Fiscal

Ramiro Farjalla Ferreira, Membro do Conselho Fiscal

Renato Araújo Silva, Membro do Conselho Fiscal




Arquivos:

 PEP20 Nov 2020 v56.pdf


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS