Proposta dos candidatos a prefeito de Petrópolis para a área social
Data: 11/09/2016
Proposta dos candidatos a prefeito de Petrópolis para a área social
Os cinco candidatos a prefeito apresentam nessa edição propostas para cultura/esporte, habitação e segurança, entre outros
Rômulo Barroso - Romulobarroso@diariodepetropolis.com.br
Depois de expor as propostas para economia, educação e saúde, essa semana os cinco candidatos a prefeito vão tratar da área social. Bernardo Rossi (PMDB), Rubens Bomtempo (PSB), Yuri (PT), Vinicius Mayo (Psol) e Serginho de Corrêas (PSS) vão apresentar o que pensam para cultura e esporte/lazer, para habitação e para segurança. Eles ainda vão tratar de assistência social, descentralização de serviços, violência contra mulher e participação popular.
Bernardo Rossi
Para Bernardo Rossi, o acesso aos serviços públicos a todos os cidadãos é uma obrigação dos governos. E a inclusão de todos passa, necessariamente, por educação e alimentação.
– É obrigação do poder público garantir o acesso aos serviços públicos, ao desenvolvimento humano, à qualidade de vida e a todos os públicos. A inclusão passa, obrigatoriamente, pelo acesso à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à habitação. Quando se fala em área social a inclusão tem de ser vista de forma global, de garantia de acesso, e não apenas ao básico, à alimentação e à educação. É preciso garantir o acesso a todos os cidadãos, em todas as áreas, sem distinção – analisou.
O candidato acha que o acompanhamento famílias carentes tem nos centros de referência em assistência social ferramentas importante e, por isso, quer fortalecê-los. Ainda na assistência social, quer reativar o programa “Cozinhas Comunitárias”.
– Os CRAS e CREAS são importantes instrumentos no acompanhamento das famílias carentes e por isso vou fortalecer e redimensionar a rede, principalmente nos distritos, disponibilizando novas unidades com a implementação de brinquedotecas. Também vou garantir e ampliar a política de segurança alimentar por meio do programa Cartão Imperial, do restaurante popular e reativar o programa “Cozinhas Comunitárias” nos bairros e distritos – disse.
Rubens Bomtempo
O candidato a reeleição disse que procurou sempre governar para aqueles que mais precisam do serviço público.
– O cuidado com as pessoas sempre foi uma marca do nosso governo. Administramos a cidade para todos, mas, principalmente, para aqueles que mais precisam do serviço público. Criamos uma ampla rede de garantia de direitos e vamos continuar trabalhando pelo seu fortalecimento, assegurando o direito à saúde, o direito ao trabalho, o direito à cultura, o direito à moradia, o direito à educação, o direito ao meio ambiente, o direito à participação, enfim, o direito à cidade – comentou.
Bomtempo ressaltou que o atendimento a pessoas em situação de rua passou a ter uma estrutura com a criação do Núcleo de Integração Social (NIS), do Centro POP e a implantação do Consultório de Rua. Outros programas na área de geração de renda e também em benefício das mulheres serão implantadas.
– Criamos o Cesta Cheia, Família Feliz, que foi abandonado na gestão passada e recriado, agora, em novos moldes, com o Cartão Compra Saudável. Agora, vamos ampliar o programa; consolidar a campanha Tenha Atitude; implantar o Botão do Pânico para mulheres vítimas de violência; e fomentar iniciativas para a economia criativa e estimular a economia solidária, ampliando o circuito de feiras para comercialização de produtos – afirmou.
Yuri
Yuri comentou que a efetivação da cidadania se dá a partir do momento em que o cidadão tem acesso aos direitos fundamentais – e que isso deve ser garantido pela prefeitura.
– O desenvolvimento pleno da cidadania passa pela perpetuação do acesso à Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, Habitação e Trabalho. Assegurando a qualidade de vida, o convívio fraternal e a cultura da paz. A prefeitura precisa garantir direitos e as políticas sociais são fundamentais para isto – colocou.
Ele defende a descentralização dos serviços para as comunidades por meio de “núcleos administrativos regionais”.
– Todas as políticas públicas serão descentralizadas, chegando até as comunidades, por meio dos Centros de Cidadania e da Ouvidoria dos Bairros, que serão núcleos administrativos regionais junto dos PSFs, CEIs, Escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), garantindo a qualidade dos serviços públicos cotidianos – garantiu.
Vinicius Mayo
Para Vinicius Mayo, a cidade precisa tratar de maneira ampla a questão das pessoas em situação de rua e também dos dependentes químicos.
– Não podemos criminalizar as pessoas em situação de rua que precisam ser diretamente assistidas pelo poder público, onde é necessário entender as particularidades e necessidades de cada um. Da mesma forma, precisamos tratar a questão da dependência química como um problema de saúde e não de segurança, evitando arbítrios, coerções e violações dos direitos humanos. Os conselhos e secretarias municipais precisam ter um olhar sensível sobre estes temas – afirmou.
Outro ponto importante, na visão dele, é a questão da violência contra mulher. Na opinião dele, é necessário fortalecer o Cram e o protagonismo feminino na sociedade.
– Petrópolis apresenta índices alarmantes de violência contra a mulher. É necessário fortalecer o Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram), além de políticas públicas com transversalidade em gênero, como a criação de parcerias com as escolas do município e universidades, onde se esclareça e fortaleça o protagonismo das mulheres e o combate a toda forma de opressão – disse.
Serginho de Corrêas
Serginho de Corrêas acredita que “nós temos muito ainda por fazer” por cultura, habitação e segurança.
– Nossa cultura é vazia com apenas apresentações fechadas, pouco divulgadas e para uma pequena parcela da população. Precisamos levar arte e cultura para as comunidades. Nossa segurança e nossa habitação por anos foram deixadas de lado com poucos investimentos. Assim, nós pretendemos "atacar" essas áreas com total responsabilidade dando uma melhor qualidade de vida para a população petropolitana – opinou.
Ele afirmou que vai promover participação popular nas questões da cidade, por exemplo, através do “Orçamento Participativo” e dar mais espaço para os conselhos municipais.
– Os Conselhos Municipais terão voz e vez, suas propostas serão analisadas e em comum acordo serão colocadas em prática. Teremos reuniões mensais e regionalizadas com as associações de moradores nas sedes de nossas administrações regionais, levando a prefeitura até o cidadão. Criaremos um canal de comunicação através de um aplicativo em que o cidadão poderá fazer suas denúncias de irregularidades como estacionamento irregular, lâmpadas queimadas, buracos em via pública, e mau atendimento nas repartições públicas – concluiu.
Área Social
|
Bernardo Rossi (PMDB)
|
Rubens Bomtempo (PSB)
|
Yuri (PT)
|
Vinicius Mayo (Psol)
|
Serginho de Corrêas (PPS)
|
Cultura e Esporte/Lazer
|
“É preciso investir mais nos três setores. Vou revisar a lei do Plano Municipal de Cultura e promover programas de incentivo para investir em novas ações e atualizar nosso equipamento cultural, além da criação de novos, como a Arena Multiuso. Vou fortalecer o diálogo entre as políticas públicas para incentivar a iniciação esportiva, investir no esporte comunitário, estudantil e para a pessoa com deficiência e melhorar nossa infraestrutura pública”
|
“Fortalecer o calendário de eventos culturais, apoiar a criação de novos produtos turístico-culturais, ampliar o uso de espaços urbanos para eventos culturais (inclusive nos bairros), fomentar iniciativas de cultura popular e digitalizar parte do acervo histórico municipal. Continuar incentivando a prática esportiva, inclusive nas escolas, consolidando os Circuitos de Esporte e Lazer da Barão do Rio Branco e de Cascatinha, construindo e reformando quadras e criando um centro para a prática de esportes radicais de montanha no Parque da Ipiranga”
|
“Iremos criar o Bolsa Atleta Petrópolis, apoiando financeiramente nossos atletas amadores e profissionais que de se destacam nos diversos segmentos esportivos, junto de acompanhamento específico nas redes de saúde e educação do município. Também apostaremos na atividade física como saúde preventiva e, através do programa Praças de Saúde. Garantindo aulas semanais principalmente para os idosos e pessoas com deficiência. Faremos o mesmo com a Cultura, onde todas as praças, durante os finais de semana, terão manifestações culturais e artísticas”
|
“O incentivo ao esporte está relacionado a área da educação, além de desenvolver uma cultura para além do Centro Histórico, onde as escolas e praças dos bairros se transformem no lugar de referência para o lazer, as apresentações artísticas dos diferentes artistas do Município e a prática esportiva. O incentivo aos clubes de bairro tem papel fundamental neste repensar do esporte e cultura no Município, além de agregar e incentivar os atletas do paradesporto”
|
“Na área de cultura nossa primeira ação é desmembrá-la da "pasta" de turismo, dando mais autonomia de decisões em cada setor, onde daremos prioridade e atenção aos artistas petropolitanos. Na área de esporte e lazer, nossa meta é trazer uma das etapas do Campeonato de Estadual e Nacional de Motocross, construir mais pistas de skate, tanto nos distritos como na zona sul da cidade. Reformaremos todas as quadras e ampliaremos as academias ao ar livre nas comunidades, com aulas em parcerias com nossas universidades”
|
Habitação
|
“Realoquei 489 famílias de áreas de risco e 5.300 famílias estão recebendo o título de posse das casas, ações que darei continuidade expandindo a regularização fundiária e criando o Banco de Terras municipal com áreas adequadas para a construção de moradias seguras ao cidadão de baixa renda, que terá auxílio de profissionais da área. Vou realizar obras de urbanização nas comunidades sem infraestrutura e implantar o programa SOS Habitação voltado à prevenção”
|
“Quando assumimos, em 2013, trabalhamos para viabilizar a construção de casas populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Conseguimos os terrenos, mas a crise do Governo Federal impediu a construção das unidades habitacionais. Vamos retomar a construção dos conjuntos habitacionais e dar sequência aos projetos do Minha Casa Minha Vida – Faixa 2. Também já emitimos títulos definitivos de propriedade para 830 famílias. Agora, vamos expandir o Programa de Regularização Fundiária, atendendo a mais de quatro mil famílias”
|
“Através do Programa Morar Bem, levaremos infraestrutura para as comunidades (contenções, muros e calçamento), requalificando as moradias e apoiando as obras populares com equipe técnica (engenheiros, arquitetos, etc) e o Cartão Morar Bem, que irá financiar a compra de materiais de construção, garantindo a segurança nas moradias e combatendo futuras tragédias. Também indenizaremos as famílias que recebem aluguel social, auxiliando através da compra assistida a conquista de suas habitações nos bairros onde preferirem morar”
|
“Queremos construir uma política habitacional voltada para a integração regional e o desenvolvimento comunitário. O objetivo é garantir mecanismos de regularização fundiária e controle da valorização da terra e priorizar a destinação das terras públicas do município para programas de moradia popular. Vamos criar medidas que permitam retirar do mercado o controle sobre o uso do solo urbano e regular o setor imobiliário para fortalecer o acesso à moradia pela camada econômica de baixa renda em áreas centrais da cidade”
|
“Hoje o déficit de unidades habitacionais é de 5.300 casas, dentre estas as casas da Posse. Nós pretendemos, durante o nosso governo, entregar pelo menos 2.000 casas em parceria com os governos estadual e federal e com a ajuda de cooperativas, dentro da meta do ‘Plano Local de Habitação’. Faremos a regularização fundiária das moradias fora da área de risco e estabeleceremos métodos de punibilidade para pessoas que comercializem bens imóveis em áreas de risco”
|
Segurança
|
“Vou ampliar o número de câmeras nas ruas e implantar a Central de Monitoramento unificada interligada às nossas câmeras e da iniciativa privada, proporcionado interação entre os órgãos de segurança. A Guarda Civil será valorizada e equipada com frota aparelhada, fardamento e material. Vou resgatar e fortalecer programas como Guarda Mirim e Comunitária, além de fortalecer na rede municipal de ensino a ronda escolar e o programa PROPAZ”
|
“A segurança pública continuará sendo uma preocupação do nosso governo, apesar de ser uma atribuição do Governo do Estado. A Guarda Civil Municipal ganhou uma nova sede, mais central, garantindo mais conforto aos servidores e agilidade no serviço. Vamos continuar trabalhando de mãos dadas às demais forças de segurança, com os guardas civis atuando de forma articulada com a PM e criando o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo Guarda Civil, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e concessionárias de serviços públicos”
|
“Fortaleceremos a Guarda Civil, assim como os seus destacamentos e grupos, equipamento e ampliando o seu efetivo. Explorando o caráter comunitário, de prevenção e mediação de conflitos e de defesa dos direitos humanos nos bairros da cidade. Além da reativação do Gabinente de Gestão Integrada Municipal – GGIM, que monitorará a segurança pública de forma integrada com as outras instituições, propondo um Plano Municipal de Segurança Pública”
|
“Implementar um novo modelo municipal de segurança pública, como foco na promoção da democracia, na garantia de direitos e na defesa das liberdades. Criação do CMSP (Conselho Municipal de Segurança Pública), com participação das comunidades; Agir mais na causa da violência do que na consequência, com políticas sociais inclusivas e parcerias com outras secretarias; interagir com as forças de segurança do Estado no sentido de um policiamento com mais inteligência e menos truculência”
|
“Nós iremos criar um programa amplo de formação continuada da Guarda Civil, enfatizando seu potencial gestor. Buscaremos recursos para implantação e melhorias do monitoramento por câmeras em todo o Centro Histórico e nas entradas e saídas da cidade utilizando câmeras de OCR que identificam as placas de carros, todo esse processo contaremos com o apoio das policias civil e militar. Daremos estrutura e apoio ao canil de cães farejadores para ajudar no combate ao tráfico de drogas e na busca vítimas de desastres”
|
Os textos com as propostas foram enviados pelas assessorias dos candidatos
|