Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Eleições 2016
   
  Partidos começam a definir os candidatos em convenções

Data: 21/07/2016

 

Partidos começam a definir os candidatos em convenções

Alguns partidos já marcaram a data em que vão definir os nomes dos candidatos e as coligações

 

Rômulo Barroso  romulobarroso@diariodepetropolis.com.br

 

Foi iniciado nesta quarta-feira (20) o período das convenções partidárias. As reuniões que definem os candidatos a prefeito e vereador e ainda as coligações para a eleição desse ano podem ocorrer até o dia cinco de agosto. Algumas das principais legendas no município já marcaram os encontros.

Entre os que terão candidato à prefeitura, a primeira delas será do PMDB. A reunião está marcada para o sábado (23), às 11h, no Clube Bogari, em Cascatinha. O pré-candidato é o deputado estadual Bernardo Rossi. O pré-candidato a vice ainda não foi divulgado, mas o presidente de honra do PDT em Petrópolis, Nelson Sabrá, é o favorito. Em relação a coligações, o partido estará sozinho na corrida para vereador, mas terá apoio formal de várias legendas – algumas delas vão fazer convenções no mesmo dia, horário e local: PRP e PV (estarão coligado), Pros, PTC, PRTB e PMB.

Outra coligação que estará na base peemedebista será formada por PP, PDT, PSC. A convenção desses partidos será na sexta-feira (22), às 17h, na Galeria Pelegrini, no Centro.

No mesmo dia, acontece a convenção de PSDC e PSDB, às 18h, na Casa Barão de Amazonas, no Centro. A primeira legenda está com Bernardo Rossi, mas os tucanos ainda não definiram como andarão – é provável que desistam da ideia da candidatura própria, que não foi viabilizada apesar de quatro nomes terem sido especulados.

Os demais partidos que vão apoiar o PMDB não divulgaram a data das convenções.

 

Outros partidos

O PPS fará convenção no domingo (24), às 8h, na Câmara Municipal. O partido tem como pré-candidato o presidente municipal, Sérgio Ramos Mattos. O pré-candidato a vice é o economista Gastão Reis. O partido não estará coligado.

O encontro do PTB, do pré-candidato Ronaldo Medeiros, será na segunda-feira (25), às 19h, na Câmara Municipal. A convenção do PHS será simultânea e o evento vai confirmar que os dois partidos vão andar juntos. O nome do vice não foi divulgado.

Dois partidos de esquerda farão convenção no dia 29. O PT se reúne às 18h30 (em local indefinido). O evento terá a participação do senador Lindbergh Farias e do presidente estadual da sigla, Washington Quaquá e servirá para sacramentar o vice do pré-candidato Yuri Moura: o Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias do Vestuário de Petrópolis, Jorge Luiz Mussel, e o advogado e servidor José Augusto Antoun estão na disputa. Uma reunião na segunda (ou seja, antes da convenção) deve decidir entre os dois. O partido não informou sobre coligações.

O Psol ainda não confirmou a data, mas ela deve ocorrer no dia 29, às 19h, na Câmara. O presidente municipal da legenda, Vinicius Mayo, e o tesoureiro, Alexandre Goulart, são os pré-candidatos a prefeito. O nome preterido não será vice e nem concorrerá a vereador. Até semana passada, havia um terceiro nome na corrida, mas Alex Dias deixou o partido alegando não concordar com os rumos da legenda. Em relação a coligações, ainda há negociações com o PCB, mas não é possível cravar que eles formarão uma chapa para outubro.

 

Reeleição

 

O último partido com pré-candidato a prefeito a realizar convenção será o PSB. O encontro vai ocorrer no dia 31, às 9h, também no Bogari. Rubens Bomtempo é pré-candidato a reeleição. O vereador e líder do governo na Câmara, Thiago Damaceno (Rede), é o favorito para ser vice dele. Apesar disso, nem a Rede nem os demais partidos que vão seguir na base (PR, Solidariedade, PCdoB) marcaram data ainda.

 

Partido

Dia

Horário

Local

PMDB

23/07

11h

Clube Bogari

PPS

24/07

08h

Câmara Municipal

PTB

25/07

19h

Câmara Municipal

PT

29/07

18h30

Indefinido

Psol

29/07 *

19h

Câmara Municipal

PSB

31/07

09h

Clube Bogari

* A confirmar




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS