Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Eleições 2016
   
  Bernardo Rossi vai garantir acessibilidade e igualdade à pessoa com deficiência

Data: 21/10/2016

 

Bernardo Rossi vai garantir acessibilidade e igualdade à pessoa com deficiência

 
 

Investir em acessibilidade e qualificação pra pessoas com deficiência, possibilitando a igualdade de oportunidades para todos é uma meta do candidato pela Coligação Petrópolis no Coração, Bernardo Rossi. A intenção é ampliar, na prefeitura, as ações iniciadas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde Bernardo apresentou e aprovou projetos para melhorar a vida de deficientes. Esta semana foi sancionada lei de Bernardo Rossi como deputado estadual dando aos funcionários públicos estaduais, pais e responsáveis por pessoas com deficiência, mais flexibilidade no horário de trabalho. Bernardo Rossi é candidato da coligação formada por PMDB, PP, PSC, PSDC, DEM, PSL, PTC, PRTB, PV, PDT, PEN, PROS, PSDB, PMB, PRP, PTB e PHS.

“Vamos criar um Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência - CCPD, que promoverá a inclusão social e incentivará o exercício da cidadania, desta forma garantiremos qualidade de vida da pessoa com deficiência e sua família, oferecendo o direito à convivência, lazer, cultura e atividades que contemplem as habilidades adaptativas, a autonomia e potencialidades de cada participante. Paralelo a isso vamos adotar mecanismos de incentivo às empresas, para promover o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho”, explica Bernardo Rossi, que esteve nesta quinta-feira (20.10) com moradores de Vila Rica, em Pedro do Rio.
Em Petrópolis hoje mais de 62 mil pessoas têm algum tipo de deficiência e enfrentam dificuldades de acessibilidade, entre elas Alexandre Barbosa, de 35 anos, que há 10 sofreu um acidente que o tornou cadeirante. “Me traz esperança saber que o Bernardo está comprometido com a acessibilidade. Como cadeirante tenho muita dificuldade para conseguir emprego. Sair de casa também é difícil porque as vias públicas são ruins, as calçadas não tem conservação, não temos rampas, e não existe nenhum tipo de sinalização que auxilie os deficientes. É muito bom saber que o Bernardo vai olhar por nós”, declara.
O compromisso de Bernardo também agradou ao balconista Ailton de Aguiar, de 45 anos, que teve um braço amputado após um acidente de moto. Ele lembra que como deputado Bernardo já mostrou que se preocupa com os deficientes. “ Acredito que como prefeito Bernardo fará muito mais pelos deficientes. Além das melhorias nas ruas, é muito importante que haja investimento em qualificação. Pois é muito difícil entrar no mercado de trabalho quando temos algum tipo de deficiência”, conta. Ailton comemorou ainda a Lei de Bernardo Rossi, que garantiu isenção de pagamento de IPVA para deficientes e para pessoas que conduzem os deficientes. “É um direito importante que todos temos que buscar”, disse.

Além de garantir anistia de IPVA para veículos de deficientes, estendendo o direito às pessoas que conduzem para eles, o deputado Bernardo Rossi criou a Lei que que obriga supermercados de todo estado do Rio a oferecer cadeira de rodas com cesto acondicionador de compras, e a lei que obriga agências bancárias a disponibilizar cadeira de rodas para o transporte de pessoas com deficiência e também para pessoas com mais de 60 anos, que apresentem alguma dificuldade de locomoção.

Também é de autoria da Bernardo Rossi a Lei que determina que empresas que oferecem serviços através de guichês, seja em terminais rodoviários, estações de transporte, cinemas, teatros, casa de shows, agências bancárias, correios, lotéricas, ofereçam estrutura para pessoas com necessidades especiais.
Com deputado Bernardo garantiu ainda que pessoas com deficiência na visão tenham acesso a medicamentos mais baratos de forma independente. Isso é possível graças a uma Lei de Bernardo que obriga que as farmácias mantenham à disposição do público para consulta, uma lista de medicamentos genéricos, em caracteres braile.

“A igualdade de direitos não pode existir apenas no papel. É preciso que a acessibilidade seja uma realidade, pois ela representa respeito, independência e qualidade de vida para as pessoas. Como prefeito, tenho o compromisso de concretizar ações para garantir acessibilidade e direitos iguais a todos”, afirma Bernardo.

 

Diário de Petrópolis

 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS