O BRADO DE PETRÓPOLIS ANO II Nº 15 : Pró-Gestão Participativa
Data: 12/03/2015
FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP
E-mail: dadosmunicipais@gmail.com
Portal: www.dadosmunicipais.org.br
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/frentepropetropolis
Página no Facebook: www.facebook.com/pages/frente-pro-petropolis
Canal no YouTube: www.youtube.com/channel/UCla8_OEuNRGN-wsK24klhpQ
Secretariado a cargo do Instituto Philippe Guédon de Gestão Participativa: IPGP
Endereço: Rua Casemiro de Abreu, 272 – CEP 25.615-000 (Centro) – Petrópolis / RJ
C.N.P.J.: 19.658.341/0001-87
O BRADO DE PETRÓPOLIS Pró-Gestão Participativa: ANO II - Nº 15
Boletim mensal dedicado à prática da Gestão Participativa - 15 de Março de 2015
1º BRADO: A POLÍTICA QUE TEMOS E A QUE QUEREMOS
A POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Não que o fato nos deixe descansados, mas constatamos que a descida aos infernos de nossa vida política relegou a “participação social” ao esquecimento temporário. Reforma política por plebiscito ou referendo, estímulo a processos decisórios à margem do Congresso e à sombra do Planalto, parecem temas que saíram, por enquanto, das manchetes. Vista a ótica que prevalecia na PNPS, O BRADO de Petrópolis vê, neste pequeno detalhe, uma realidade animadora.
2º BRADO: O PLANEJAMENTO TAL COMO O DEFINE A LEI
O PLANO PLURIANUAL 2016 a 2019
Bem sabemos que há questões de relevante interesse (pessoal) a exigir prioridade nos Poderes da República, Estados, DF e Municípios, mas O BRADO pede licença para lembrar que o Plano Plurianual, raro – e por vezes único – plano elaborado pelas Administrações, deve ser encaminhado pelos Executivos aos Legislativos até final de agosto deste ano. Como o Estatuto da Cidade exige amplo debate com a Sociedade, por meio de Audiências Públicas, nas fases de elaboração e discussão, é de se imaginar que a participação social esteja “bombando” nas três Instâncias de Poder.
Ou será que meia dúzia de três ou quatro vão decidir os balizamentos dos próximos quatro anos sem NENHUMA participação? Aqui em Petrópolis, estamos positivamente animados. No Estado do RJ e na União, desanimados.
3º BRADO: A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
OS APERTOS FEDERAIS E AS ECONOMIAS MUNICIPAIS
Sabendo-se que vivemos época de ajuste fiscal, na União e nos Estados e DF, achamos que é tempo dos Municípios colocarem as barbas de molho e não deixarem escapar nenhuma economia que esteja a seu alcance fazer. Sempre que a Sociedade puder ajudar a reforçar este ponto de vista, o BRADO ousa pensar que será prudente linha de ação. Céu azul e leve brisa, só nos escritórios dos marqueteiros, grandes vencedores de todas as eleições.
4º BRADO – O DIÁLOGO DA SOCIEDADE MUNICIPAL COM O ESTADO E A UNIÃO
PPA DE NOVO
Para que abordar outro tema se esta época abençoada da safra dos PPA´s se estende até setembro e depois, só em 2019, já eleitos os próximos Executivos? É AGORA que a Sociedade tem que brigar pelo descumprimento da Constituição, da LRF e do Estatuto da Cidade.
5º BRADO – OS PORTAIS MUNICIPAIS
PETRÓPOLIS DEBATE O TEMA
Temos fundadas esperanças de ver Petrópolis ingressar no seletíssimo time dos Municípios que levam a sério as Audiências Públicas. Esta afirmação é baseada em recentes declarações de nossas principais Autoridades municipais. A Sociedade vibra e coloca-se ao dispor. Por favor, usem o e-mail de nosso Portal dadosmunicipais@gmail.com para trocar experiências conosco.
Para mais detalhes, acessem os “Brados” em nosso portal Dados Municipais:
www.dadosmunicipais.org.br/index.php?pg=listasubsecoes&secao=41
Post scriptum
# Sugestões e críticas são bem-vindas!
# Se deseja publicar ou indicar destinatários para o “BRADO”, agradecemos desde já. Neste momento, a nossa lista de e-mails conta com mais de 4.000 nomes.
# Caso não deseje continuar a receber o “BRADO”, queira nos dizê-lo. Respeitaremos a sua vontade.
FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP