Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Concer reduz em 80% investimentos em manutenção da BR-040

Data: 04/07/2017

 

Concer reduz em 80% investimentos em manutenção da BR-040

/Blog Hugo Leal

 

 

Reportagem publicada, nesta terça (4/7), pelo jornal Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, mostra que, em um ano, a Concer (concessionária da BR-040 – trecho Rio/Juiz de Fora) reduziu de R$ 28 milhões para R$ 5,5 milhões seus investimentos em manutenção e conservação. “É um fato gravíssimo que explica as péssimas condições da estrada e revela descaso com os usuários”, disse o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), avalia dar entrada em uma Proposta de Fiscalização e Controle na Comissão de Viação e Transportes da Câmara para, com auxílio do TCU, analisar o serviço prestado pela Concer na BR-040 (Trecho Rio – Juiz de Fora).

A reportagem, assinada pelo jornalista Eduardo Valente, revela, a partir de análises de relatórios de gestão e balanços contábeis, que a Concer reduziu também de maneira significativa o quadro de pessoal próprio contratado para executar serviços de manutenção e conservação. Em abril de 2016, eram 260 funcionários com esta finalidade e esse número foi reduzido para 151 em maio de 2017. “As obras da Nova Subida da Serra estão paralisadas desde o ano passado. Portanto, conservação e manutenção deveriam ser a principal preocupação da concessionária e o destino dos recursos arrecadados com a cobrança de pedágio”, comentou o parlamentar

O deputado Hugo Leal foi autor de representação junto ao TCU questionando a legalidade do termo aditivo ao contrato com a Concer que autorizava a prorrogação do contrato. Em junho, por determinação do TCU, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anulou a cláusula 2.4, que previa a prorrogação da concessão, e o Anexo III (com os termos para a prorrogação) do 12º Termo Aditivo ao contrato celebrado entre a ANTT, e a Concer.

 

Coordenador da bancada do Rio na Câmara dos Deputados, Hugo Leal também já representou junto ao Ministério dos Transportes e à ANTT pela caducidade (extinção) do contrato com a Concer. “A concessionária vem descumprindo as regras da concessão, portanto, há razão suficiente para que o contrato seja encerrado e seja feita uma nova licitação”, disse o parlamentar.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS