Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Concer demite mais 100 funcionários

Data: 11/08/2016

 

Concer demite mais 100 funcionários

Segundo o Siticommm, a construção será paralisada de vez com os cortes; trabalhadores pediram bloqueio de contas do consórcio

Rômulo Barroso - romulobarroso@diariodepetropolis.com.br

 

 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil da Baixada Fluminense (Siticommm), desde segunda (8) até esta sexta-feira (12), o consórcio responsável pela construção da Nova Subida da Serra vai demitir 100 trabalhadores. Com isso, o sindicato estima que restaram apenas mais 10 a 15 funcionários, mas nenhum relacionado à obra. Assim, a duplicação da estrada seria paralisada de vez.

No início do mês passado, o sindicato revelou um planejamento para demissão de 320 funcionários. Desses, 274 tiveram a rescisão feita até ontem (10). Após o fim da semana, só ficarão responsáveis por manutenção dos equipamentos, vigias e pessoal de escritório. Isso significa que a obra que estava andando em ritmo muito lento agora não terá mão de obra para avançar.

– Uma obra tão importante dessa para o país e ninguém fala nada – disse o presidente do Siticommm, Josimar Campos. Ele ainda ressaltou que esse é o mês que inicia as discussões sobre reajuste do pedágio da BR-040.

– Quero ver qual vai ser o motivo para o aumento – afirmou.

Dos demitidos, 270 entraram com uma ação coletiva na Justiça do Trabalho pedindo o bloqueio das contas da Concer e do consórcio responsável pela obra – a ação não foi analisada por causa do período da Olimpíada. Há um mês, o sindicato informou que o consórcio queria parcelar os valores das rescisões em 10 parcelas, alegando não ter dinheiro. No entanto, o Siticommm afirmou que o consórcio alegar ter mais R$ 40 milhões a receber da Concer, e portanto deveria usar esse recurso para as rescisões.

O Grupo Triunfo, responsável pela obra, disse que cabe à Concer se manifestar. Já a Concer afirmou que “já cumpriu o percentual que cabia à concessionária, previsto no contrato de concessão assinado em 1995, em relação à obra da Nova Subida da Serra e aguarda posicionamento da ANTT em relação ao reequilíbrio financeiro das obrigações contratuais da Concessão, em razão do atual cenário econômico. Por este motivo, o ritmo das obras da Nova Subida da Serra está reduzido e tão logo o termo aditivo ao contrato de concessão seja assinado pela Agência, esperamos retomar o ritmo normal das intervenções, estabelecendo um novo prazo de conclusão do empreendimento”.

A notícia da nova leva de demissões surge um dia após a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) afirmar que a finalização da Nova Subida da Serra é um dos principais pontos para aumentar a competitividade local do setor.

– Aqui para a área da Região Serrana, nós temos um problema de mobilidade urbana, que é o principal. Nós temos que resolver o problema da BR-040, tanto a parte do Rio quanto a que vai adiante – disse a presidente da Representação da Firjan, Waltraud Keuper. A ligação Bingen-Quintandinha, a última etapa da obra, também foi colocada como uma necessidade do setor.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS