Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Obra da Subida da Serra permanece interdidata por falta de segurança

Data: 24/02/2015

 

 

Obra da Subida da Serra permanece interditada por falta de segurança

Diário de Petrópolis, 24/02/2015

 

MTE mantém paralisação enquanto exigências não foram cumpridas pela concessionária

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mantém a interdição do túnel da Nova Subida da Serra por tempo indeterminado. Uma nova inspeção deve ser realizada no local assim que a Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer) cumprir as exigências determinadas pela auditora-fiscal do Trabalho, Elaine Castilho. Entre as determinações está a criação de um corredor de segurança para a passagem dos operários, revisão das mangueiras de ar comprimido e de água, que já foram motivo de intervenção anterior, e adequações nos refeitórios.

- Assim que a concessionária cumprir as exigências eles devem entrar em contato com a auditora e nós faremos uma vistoria no túnel para saber se a obra pode ser liberada ou não. Até que eles façam as mudanças pedidas e tudo seja aprovado pala auditora, obra ficará paralisada – enfatizou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil de Petrópolis, José Maria Rabelo.

“O consórcio deixou de garantir a proteção contra projeção de partículas em área de explosão – Elaine Castinho, auditora-fiscal do MTE”

A paralisação da obra no km 85 da BR-040 ocorreu na sexta-feira (20) após uma fiscalização do TEM para apurar a morte do operário Alexsandro Ferreira, de 32 anos. Ele foi atingido por rochas que se desprenderam do teto do túnel na manhã da última quinta-feira (19). A vítima foi levada para o Hospital Santa Teresa, mas não resistiu aos ferimentos.

O consórcio deixou de garantir a proteção contra projeção de partículas em área de explosão

- O consórcio deixou de garantir a proteção contra projeção de partículas em área de explosão, o que pode explicar o acidente que gerou a morte de um trabalhador no último dia 19. Exigi laudos de um geólogo que especifique o tipo de rocha existente e da equipe de engenharia de túnel do consórcio que detalhe os procedimentos utilizados para garantir a segurança dos trabalhadores que realizam explosões - explicou a auditora da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho (Segur) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ).

Elaine destacou ainda no laudo de interdição a falta de proteção contra riscos de choque elétrico nos containeres da área de vivência e o descumprimento das disposições legais e regulamentares sobre a segurança do trabalho.

 

Concer promete agilidade

Em nota, a Concer ressaltou que as obras da Nova Subida da Serra prosseguem normalmente, assim como a programação de interdições. A exceção ocorre apenas na galeria de serviço do túnel, cumprindo orientação do MTE, que aguarda a apresentação de documentação relativa àquela seção da obra. Eles garantem que as exigências serão atendidas pelo Consórcio Nova Subida da Serra com a maior brevidade possível.

 

Em setembro do ano passado, uma equipe de auditores-fiscais da Segur constatou cerca de 10 irregularidades na obra da NSS, que levaram à interdição parcial da operação do consórcio, entre elas a realização de trabalho sob ar comprimido em desacordo com as normas e a utilização de equipamento de descida e içamento de trabalhadores e materiais sem sistema de segurança com travamento. Já em novembro ocorreram interdições por inconformidades nas cortinas instaladas na lateral da pista, que tem por função impedir o desmoronamento das encostas durante a construção da nova via.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS