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  Pedágio terá cobrança proporcional

Data: 20/01/2015

 

 

Pedágio terá cobrança proporcional

Gabriela Haubrich, Diário de Petrópolis, 20/01/2015

 

As praças de pedágio como conhecemos hoje podem estar com os dias contatos. O governo federal pretende por em operação, no dia 30 de junho, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). O projeto, que já vem sendo testado no interior de São Paulo, pretende fazer com que os motoristas paguem a tarifa de pedágio proporcional ao trecho percorrido.  Além disso, facilitará a identificação de veículos irregulares, seja por motivos fiscais ou criminais.

De acordo com o projeto, os automóveis receberão um chip que transmite sinal de rádio. Através dele será possível identificar quando o veículo entra e sai das estradas privadas e qual a quilometragem percorrida. O governo acredita que essa forma de cobrança por quilômetro rodado é mais justa e equilibrará a tarifa para os motoristas. Isso porque sempre há quem dirige por um trecho curto, mas tem que passar pelo pedágio, e outros que percorrem longas distâncias, mas saem da via sem pagar nada.

 

Tarifa pode sofrer queda de 30%

Especialistas também preveem um aumento da arrecadação das concessionárias e uma queda de até 30% no valor das tarifas. A cobrança do valor acontecerá como no sistema “Passe Fácil” fornecido por empresas particulares (Sem Parar, Conect Car, Auto Expresso e Move Mais). O boleto será encaminhado pelos Correios ou debitado do crédito do motorista.

Em nota, a assessoria de Imprensa da Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer) informou que a empresa tem conhecimento do projeto, mas que não foi comunicada oficialmente sobre a implantação do sistema. Eles acreditam que a medida será implantada primeiro nas rodovias com novas concessões, cujo processo licitatório deve acontecer ainda no 1º semestre deste ano.

Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) eximiu-se da responsabilidade da instalação do Siniav. De acordo com nota enviada ao Diário, o órgão afirma que sua função é somente de fiscalizar as rodovias concedidas. 

Tentamos falar também com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e com o Ministério dos Transportes, mas ambos não retornaram o contato. Não obtivemos confirmação, portanto, sobre a obrigatoriedade de instalação do chip, onde será fornecido, qual será a média de preço, tampouco quem vai ser responsável por esse custo, se os motoristas ou o governo.

 

Não ficou claro também a forma de implantação do Siniav, quais as obrigações de cada órgão e das próprias concessionárias.




 

 

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