As obras de construção da nova pista da BR-040 de subida da serra não serão custeadas com recursos da elevada tarifa de pedágio cobrada de quem passa pela rodovia, mas com dinheiro público.
Ontem, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de empréstimo ponte de R$ 420 milhões para implantação da nova pista, beneficiando a Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer). Segundo o BNDES, empréstimo-ponte é o financiamento a um projeto com o objetivo de agilizar a realização de investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo. Ocorre que a construção da nova pista estava prevista no contrato de concessão da rodovia e já deveria ter sido concluída, com recursos originários da cobrança de pedágio. De acordo com a assessoria de imprensa do banco, o projeto prevê transferência da praça de pedágio, localizada no km 104, em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para o km 102, para facilitar o acesso de comunidades locais ao centro da cidade, além de investimentos em reforço e alargamento de obras de arte e passarelas.
A nova pista terá aproximadamente 20 quilômetros de extensão e substituirá o atual trecho de subida. O empreendimento inclui a duplicação de 1 quilômetros da pista de descida e construção de um túnel com quilômetros de extensão.
As obras têm conclusão prevista para dezembro de 2016. Após o término, a expectativa é que o projetor cerca de mil empregos direto e 3 mil indiretos, entre equipe de manutenção, conservação atendimentos mecânico e mé dico nas duas pistas.
Veja abaixo a íntegra da nota do BNDES:
14/01/2015
• Empréstimo-ponte à Concer viabilizará ainda mudança de localização da praça de pedágio de Xerém e alargamento de obras de arte e passarelas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo-ponte no valor de R$ 420 milhões à Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio (Concer) para investimentos na implantação da nova subida da serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O projeto prevê ainda mudança de localização da praça de pedágio de Xerém, além de investimentos em reforço e alargamento de obras de arte e passarelas.
O empreendimento consiste na construção de uma pista rodoviária com aproximadamente 20 km de extensão, que substituirá o atual trecho de subida. A implantação da nova pista se dará por meio da duplicação de 15 km da rodovia de descida, com modernização de seu traçado, e da construção de um túnel rodoviário com aproximadamente 5 km de extensão, que será um dos maiores do Brasil.
A mudança da praça de pedágio do km 104 para o km 102 da rodovia vai permitir que comunidades de Xerém, que é um distrito do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, passem a ter ligação direta com o centro do município, sem a necessidade de passar pela praça de pedágio.
Entre os benefícios resultantes da implantação do projeto da Concer, destacam-se: redução do percurso para quem segue do Rio de Janeiro para Juiz de Fora, em Minas Gerais; traçado menos sinuoso, com acostamentos em ambas as margens da pista, permitindo maior segurança à rodovia; menor impacto ambiental para a flora e fauna decorrente da construção de um túnel.
O projeto possibilita, ainda, a conservação ambiental do antigo traçado da subida da serra, e existe a possibilidade de transformá-la em uma estrada parque, sendo o trecho de cerca de 8 km margeado por florestas da Mata Atlântica e cachoeiras.
A conclusão dos investimentos na nova subida da serra está estimada para dezembro de 2016. Após a conclusão do projeto, deverão ser disponibilizados cerca de 1 mil empregos diretos e 3 mil empregos indiretos, responsáveis pela manutenção, conservação e atendimento mecânico e médico tanto da pista existente quanto da nova pista.