Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Obras da Concer causam transtornos para moradores do Duarte da Silveira

Data: 27/08/2014

Obras da Concer causam transtornos para moradores do Duarte da Silveira

Tribuna de Petrópolis, Quarta, 27 Agosto 2014 09:55
 
 

As obras na nova pista de subida da serra, na BR-040, altura do bairro Duarte da Silveira, continuam causando transtornos para os moradores da região. Desta vez, o problema vem de uma pequena máquina que funciona até tarde da noite na Rua Galdino Pimentel, no Bingen, fazendo a sondagem do local.

Os problemas são comuns e atingem diversos moradores, desde o alto som emitido por caminhões que fazem o despejo de pedras, entre outros, durante toda a noite e madrugada. Segundo os moradores, em algumas ocasiões à noite ainda são realizadas as detonações das rochas.

“Começa de manhã bem cedinho, pois já registramos em alguns dias, até depois das 22 horas. Não temos mais paz desde que essa obra da Concer (concessionária que administra a BR-040 e responsável pela intervenção) teve início. Um problema gigante para todos os moradores do bairro”, lamentou o aposentado Gilberto Gerônimo.

Segundo ele, a máquina está instalada na rua há cerca de 15 dias e os trabalhadores afirmam que o serviço deve durar mais de uma semana. 

“Que estes horários sejam revistos para que parem até as 18 horas. O que não pode é causar este transtorno tão grande para os moradores da região. Minha esposa sofre de hiperacusia e este barulho durante todo o dia tem sido um martírio”, lamentou o aposentado.

Hiperacusia se refere a uma hipersensibilidade a certas faixas de som. Uma pessoa com hiperacusia tem dificuldade em tolerar os sons do dia a dia.

O problema foi levado pela comunidade a reuniões da associação de moradores com a presença do Ministério Público e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) em maio. Os moradores alegavam que a concessionária que administra a via e é responsável pelas obras, a Concer, não respeitou os horários de detonação e já realizou explosões entre 23h e 4h. Na época, a Concer se comprometeu a realizar as detonações apenas durante o dia.

O local onde o barulho é maior durante a noite fica próximo ao antigo aterro de lixo, no Duarte da Silveira. Fica bem às margens da pista de descida da BR-040. Segundo a moradora, por cima do novo túnel que está sendo construído.

Depois que o Ministério Público interveio no caso, a concessionária concordou em não realizar mais as explosões durante a noite.

 

Ariane Nascimento

Redação Tribuna

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS