Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Concer vai pedir a desapropriação de imóveis na Duarte para novo acesso

Data: 24/05/2014
 

Concer vai pedir a desapropriação de imóveis na Duarte para novo acesso

Tribuna de Petrópolis, Sábado, 24 Maio 2014 10:12

 

 

Após quase um ano do início das obras da nova pista de subida da Serra, a concessionária Concer, que administra a BR-040, em reunião, afirmou aos moradores da Duarte da Silveira que haverá desapropriações no trecho de saída do túnel, no entanto, não disse quantas nem quando. A afirmação causou uma enorme polêmica entre os moradores, que até ontem, não tinham qualquer contato com equipes da concessionária. Há pessoas que moram no bairro há mais de 50 anos. Como noticiado pela Tribuna no início do mês, o bairro Duarte da Silveira, em Petrópolis, vai se tornar o principal acesso à Petrópolis para quem vem do Rio de Janeiro após a finalização das obras da nova pista de subida da Serra. Isto porque, o túnel de quase cinco quilômetros de extensão desembocará bem em frente à entrada do bairro, na Rua Luis Winter, que vai receber um aumento significativo no fluxo de veículos.

Segundo a Concer, concessionária que administra a BR-040, são cerca de 16 mil veículos fazendo o trajeto por dia. A reunião entre os moradores e a concessionária aconteceu na última quinta-feira, dia 22 e contou com a presença da advogada do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Cecília Vieira de Mello, que os assiste. Segundo ela, o encontrou causou ainda mais “pânico” para os moradores já que nada ficou definido. “Tivemos dois momentos em que os moradores ficaram muito apreensivos que foi quando a representantes da Concer começaram a apresentar a obra e em uma imagem aérea mostra parte da comunidade que será impactada pela nova pista. Chegamos a questionar quais casas precisarão ser desapropriadas e quantas, mas a concessionária não soube responder estes questionamentos, que é uma das maiores preocupações dos moradores”, disse Cecília. Segundo a advogada, a apresentação mostrava o local exato onde esta prevista a saída do túnel, que desemboca na Luiz Winter. Na reunião, representantes da concessionária chegaram a afirmar que os moradores teriam um prazo pequeno para a saída. “Outro problema que deixou todos eles ainda mais preocupados, já que a Concer afirmou que provavelmente até setembro estas casas precisam estar desapropriadas para o andamento das obras. Só que não disseram como isso vai acontecer e nem entraram muito no mérito das indenizações. Muitos destes moradores não tem o registro da casa porque moram lá há anos, eles tem o direito assegurado pela ‘Ocupação histórica’, mas dependendo da forma como vão avaliar o imóvel, vão receber muito pouco”, disse. Alguns moradores não tem o documento de Registro Geral do Imóvel (RGI), mas moram no local há mais de 50 anos. Outros compraram terrenos, também há bastante tempo, segundo Cecília. Na reunião, a Concer disse que nenhum morador ficaria sem indenização, mas que os que não tivessem o registro do imóvel, a avaliação provavelmente seria pela edificação. “Algo que desvaloriza ainda mais o imóvel.A preocupação deles é de ter que sair do local em menos de três meses e comprar outra casa com a indenização, que ainda não está decidida, neste mesmo tempo. Entendemos do problema habitacional da cidade e não é uma tarefa fácil”. A presidente da Associação de Moradores da Comunidade São João Batista, Solimar dos Santos, que também esteve na reunião, disse que o encontro não esclareceu nenhuma dúvida dos moradores e que serviu apenas para preocupá-los ainda mais. “É uma obra enorme, que vai custar bilhões e como eles não sabiam dos impactos que iriam gerar à comunidade.

Eles deixaram para falar com o moradores três meses antes da desapropriação, uma falta de respeito com todos. O problema é que apenas confirmaram a autorização e licença que eles tem para isso, mas ainda assim, não disseram que casas vão ser desapropriadas e como este processo vai acontecer. O que acontece agora é que os moradores vão dormir ainda mais em pânico sem saber se amanhã ainda tem um teto para morar”, lamentou Solimar. Outro problema apontado pelos moradores é o aumento significativo no número de veículos que passarão pela região, caso escolham passar pela nova pista de subida. A saída do túnel fica na Rua Luis Winter, que visivelmente não está preparada para receber este aumento no fluxo. Atualmente é possível encontrar buracos na via, além da falta de sinalização.

Segundo a Concer, são cerca de 16 mil veículos fazendo o trajeto Rio x Petrópolis por dia, quantitativo que pode piorar a situação das vias no Duarte da Silveira. As melhorias para a via ainda não foram anunciadas, nem pela concessionária Concer que administra a BR040, nem pela Prefeitura de Petrópolis, mas o problema que chega junto com o aumento na circulação de veículos já começou a assustar os moradores da região.

 

Ariane Nascimento

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS