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  Moradores da Duarte da Silveira temem desapropriações com a nova pista da serra

Data: 14/05/2014

 

Moradores da Duarte da Silveira temem desapropriações com a nova pista da serra

 

O Duarte da Silveira, em Petrópolis, vai se tornar o principal acesso à Petrópolis para quem vem do Rio de Janeiro após a finalização das obras da nova pista de subida da Serra. Isto porque, o túnel de quase cinco quilômetros de extensão desembocará bem em frente à entrada do bairro, na Rua Luis Winter, que vai receber um aumento significativo no fluxo de veículos. Segundo a Concer, concessionária que administra a BR-040, são cerca de 16 mil veículos fazendo o trajeto por dia. Os problemas com infraestrutura na via que está esburacada e também das dúvidas dos moradores que não sabem se continuarão no local são as principais reclamações.

O bairro é residencial, mas também abriga algumas das fábricas de grande porte da cidade como a GE Celma e a Zeiss. Em determinados pontos é possível ver dos dois lados novas construções sendo formadas e não apenas de casas, mas de novos empreendimentos também. O que faz a discussão retornar a outro ponto, a questão dos moradores da Rua Luis Winter.

Eles não sabem o que será feito de suas residencias, se serão desapropriadas, se passarão pelo processo de compra assistida ou se poderão continuar no local.  Enquanto isso, veem suas casas cada vez mais deterioradas devido ao processo de detonações das rochas, que com a quantidade de explosivos e o impacto gerado, já trincou algumas paredes como no caso do imóvel de Pedro Batista, que mora bem em frente de onde o túnel desembocará, há cerca de 20 anos.

“Enquanto eles não resolvem o que será feito com os moradores e as casas que ficam na rua principal, deve haver pelo menos uma assistência. Minha casa por exemplo já apresenta rachaduras nas paredes, sem contar com os problemas secundários como a poeira durante todo o dia e o barulho ensurdecedor das explosões”, disse o morador.

Segundo os moradores, nas últimas semanas a empresa que realiza as obras do túnel não respeitou os horários de denotanações e realizou explosões de 23h às 4h da manhã. No entanto, ainda ontem a Concer se comprometeu a manter os horários de detonações apenas para durante o dia e entregou aos moradores um itinerário com os horários em que o serviço será realizado.

“Não sabemos o que será feito conosco, estamos como um barco à deriva. Ninguém dá uma explicação plausível. Moramos bem de frente para a saída do túnel, mas não sabemos se poderemos ficar aqui ou se teremos de sair. O problema é que como eu por exemplo, moro aqui há mais de 30 anos e não vou sair da minha casa que não apresenta qualquer risco, para morar em um local de risco em Petrópolis, sabemos das condições de nossa cidade”, lamentou Deia da Rocha.

Outro problema é o aumento significativo no número de veículos que passarão pela região, caso escolham passar pela nova pista de subida. A saída do túnel fica na Rua Luis Winter, que visivelmente não está preparada para receber este aumento no fluxo. Atualmente é possível encontrar buracos na via, além da falta de sinalização. Segundo a Concer, são cerca de 16 mil veículos fazendo o trajeto Rio x Petrópolis por dia, quantitativo que pode piorar a situação das vias no Duarte da Silveira. 

As melhorias para a via ainda não foram anunciadas, nem pela concessionária Concer que administra a BR-040, nem pela Prefeitura de Petrópolis, mas o problema que chega junto com o aumento na circulação de veículos já começou a assustar os moradores da região.

“Estamos apreensivos com o número alto de carros que vai passar por aqui agora. Além da rua não ter estrutura para suportar, o problema vai entrar em outros quesitos como a falta de sinalização, com placas e faixas e também segurança”, disse Pedro.

Em resposta, a concessionária que administra a BR-040 e é responsável pela obra, revelou apenas que após o desemboque do túnel em construção na Duarte da Silveira, a nova pista possibilitará que o usuário da estrada se dirija a Petrópolis tanto pelo Bingen quanto pelo Quitandinha, mantendo-se as atuais condições de acesso à cidade. Além da pista mais moderna, que permitirá viagens mais rápidas e seguras para a cidade, entre os benefícios adicionais para Petrópolis estão ligação dos bairros Bingen x Quitandinha, que eliminará o tráfego que se desloca para o Centro para ir de um bairro a outro e uma melhor mobilidade para a Comunidade dos Duques e Mirante do Cristo. 

O início das obras do Lote 5, referente à ligação entre os bairros, foi antecipado para este mês.

No entanto, a Concer não explicou quais melhorias serão realizadas no bairro e se os moradores terão suas casas desapropriadas para o término das obras do túnel.

Segundo Mauro Corrêa, do Instituto Civis, quem vai usar a nova pista de fato serão os caminhões por uma questão de economia, mas quem segue viagem no sentido Belo Horizonte ou Juiz de Fora, deve continuar realizando o trajeto da antiga pista.

“As pessoas que vem para Petrópolis e turistas vão continuar usando a pista antiga, por ser muito mais agradável. O que de fato deve acontecer é um impacto maior com o trânsito nos arredores do Bingen. Um número maior de veículos desembocando na área”, disse. Mauro relembrou também o fato da empresa Única / Fácil, já ter afirmado que não utilizará a nova pista de subida.

“A Única também já disse que não deve utilizar a nova subida. A maioria dos passageiros desce na Casa do Alemão e muitas pessoas que fazem o trajeto Rio-Petrópolis diariamente, já acostumaram a deixar o carro na rodoviária e não vão mudar a rotina”.




 

 

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