Petrópolis, 29 de Março de 2024.
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  Custo das obras da duplicação da pista de subida da serra pode aumentar as tarifas

Data: 01/10/2013

 A direção da empresa estipulou publicamente por meio da imprensa em “R$ 10, R$ 12 “o novo valor da tarifa se não houver recursos públicos aplicados.

 

 

Dois anos “congelado”, o pedágio na BR-040 pode voltar a ser reajustado para compensar custo com as obras de duplicação da nova pista de subida da Serra. “Essa possibilidade não está afastada porque há apenas, segundo as próprias palavras da ANTT, em ofício encaminhado a meu gabinete, um “tratativo” para que o governo federal banque quase R$ 700 milhões dos mais de R$ 1 bilhão do projeto. Sem esse aporte da União, quem vai pagar a cara conta é o usuário”, afirma o deputado estadual Bernardo Rossi. 

A direção da empresa estipulou publicamente por meio da imprensa em “R$ 10, R$ 12 “o novo valor da tarifa se não houver recursos públicos aplicados. 

Os dois anos sem majoração não significam um aperto da agência reguladora sobre a concessionária que administra a via, a Concer. “Não conseguiram justificar novos aumentos, com um investimento em pavimentação que não passa de R$ 10 milhões por ano dos R$ 300 milhões de lucro líquido que a empresa contabiliza”, afirma. A estrada não recebe melhorias no básico, em pavimentação, iluminação e em telefones de emergência. 

Hoje, o pedágio a R$ 8 representa um aumento acumulado de 319%, desde o início da cobrança, em 1996, quando foi estipulado em R$1,91. “Se levarmos em conta o início do Plano Real (julho de 1994) até o final de 2011 e uma inflação acumulada no período 218%, a tarifa não deveria ultrapassar R$ 6, isso há dois anos, e assim mesmo com obras que melhorassem sensivelmente as pistas e a segurança do usuário”, completa Bernardo Rossi. 

A diferença de preços entre as novas concessões e as já em vigor deixa ainda mais evidente que há um forte desequilíbrio nos contratos com as empresas que administram as vias há mais de 15 anos quando foram iniciadas as privatizações, em especial a BR040. “Por isso, oficiamos ao Tribunal de Contas da União (TCU), que já apontou em relatório há três anos que o valor praticado deveria ser menor, e também à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula o setor. Vamos pressionar por essa revisão, para menos, até que se chegue a um valor justo.Ao mesmo tempo, a Concer precisa fazer melhorias e manutenção. Petrópolis corre o risco de parar por causa do nosso principal acesso”, afirma Bernardo Rossi.




 

 

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