Petrópolis, 25 de Abril de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Polícia reforça policiamento em distritos

Data: 13/02/2009

Em função da série de roubos e furtos que vem ocorrendo na região dos distritos de Petrópolis, como Corrêas, Nogueira, Itaipava e Araras, a Policia Militar anunciou ontem que está reforçando o policiamento nos locais com mais incidência de crimes. O comandante Calixto Barbosa disse que sua equipe já vem investigando alguns roubos e está prestes a descobrir os nomes de bandidos que fazem parte de uma quadrilha que age naquela área. Já a Polícia Civil informou que apesar dos assaltos, 2009 teve uma queda de 50% nas ocorrências desse tipo de crime, em relação ao mesmo período no ano passado.

 

De acordo com o comandante Calixto, os próprios policias ficaram assustados com a quantidade de roubos e furtos. "E por isso já estamos tomando medidas, intensificando o policiamento. Só em janeiro tiveram cinco ocorrências de roubo. O 26o BPM, esta investigando e logo vamos ter os nomes dos acusados. O problema foi falado até no último Café Comunitário da PM e por isso vamos estar atuando desde Corrêas até Pedro do Rio", explicou o coronel, que fez ainda um apelo aos comerciantes para que fiquem tranqüilos, já que todo um esquema esta sendo armado para evitar roubos e assaltos a estabelecimentos comerciais da região.

 

O delegado titular da 106o Delegacia de Policia, em Itaipava, Antônio Carlos de Almeida Rocha, disse que as ocorrências vêm diminuindo graças ao fruto do trabalho da equipe da delegacia. "Os policiais vem afastando a criminalidade com presença nas comunidades. Apesar disso, gostaria de contar com leis mais severas, para ajudar nosso trabalho, só que por enquanto os bandidos ficam pouco tempo presos", indagou.

 

Segundo Rocha, o maior exemplo na queda de ocorrência é em relação a furtos de veículos. Em janeiro do ano passado foram registrados quatro furtos na região, já no mesmo período de 2009, foram apenas dois. As demais estatísticas não foram divulgadas porque o sistema estava fora do ar.

 

Últimos assaltos assustaram moradores e comerciantes

 

Na última terça-feira dois assaltantes, moradores do Bairro Bela Vista, foram presos após assaltarem um garçom que aguardava o ônibus no ponto, em frente a Quadra do Inácio, em Nogueira. De acordo com a 106o D.P., o marceneiro Leonardo Duarte de Oliveira, de 21 anos, e Rogério Valemtim Tomaz, 24, não tinham passagem pela polícia.

 

Os inspetores relataram que por volta de 20h, o garçom prestou depoimento à delegacia dizendo que havia acabado de ser assaltado por dois homens, que o renderam com uma faca e levaram a carteira com dinheiro e documentos, um boné, e o celular.

 

Já no dia 7 deste mês uma quadrilha de menores que era responsável por pequenos furtos em estabelecimentos de Itaipava foi presa. Três menores foram pegos pelos agentes da 3o Cia de Policia, quando saiam de uma loja de jardinagem onde tinham acabo de invadir. De acordo com os inspetores da 106o D.P., um dos adolescentes fugiu. Os outros menores tem entre 15 e 17 anos, e todos tem de 13 a 18 passagens pela polícia.

 

Na mesma madrugada dois caixas eletrônicos foram arrombados e as câmeras de segurança danificadas na agencia da Caixa Econômica Federal, em Itaipava. Os assaltantes não conseguiram abrir os cofres dos caixas e fugiram. De acordo com os policiais os acusados são inexperientes, já que em casos parecidos os bandidos costumam levar o cofre inteiro. Como aconteceu em novembro de 2008, quando cinco assaltantes foram presos em flagrante após roubarem dois caixas eletrônicos da Comdep.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 13 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS