Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Paulo Rattes volta à Câmara Federal

Data: 13/01/2009

O ex-prefeito de Petrópolis Paulo Rattes está de volta à Câmara de deputados, 27 anos depois de ser deputado federal pela última vez. O retorno a um cargo eletivo foi possível em função da ida do Leonardo Picciani (PMDB) para a secretaria estadual de habitação no início do ano. Rattes, como era suplente de Picciani, assumirá o cargo até a semana que vem, pois ainda espera que alguns "problemas burocráticos" sejam resolvidos.

 

Com a posse de Rattes, que já foi prefeito da cidade por três vezes, Petrópolis passa a ter três deputados federais (Hugo Leal – PSC e Leandro Sampaio – PPS são os outros dois). A última vez que a cidade teve mais de dois parlamentares em Brasília foi 1988, quando Anna Maria Rattes (PMDB), Roberto Jefferson (PTB), Adolfo Oliveira (PL) e Nelson Sabrá (PFL) foram deputados na então Assembléia Constituinte.

 

Paulo Rattes já foi prefeito de Petrópolis três vezes. A primeira foi em 1969, quando deixou de ser vice e herdou o cargo do então prefeito Paulo Gratacós, que teve os seus direitos políticos cassados pela Ditadura Militar por dez anos. O primeiro mandato de Rattes terminou em 1971, quando foi eleito João Caldara.

 

No ano seguinte, concorrendo pelo MDB, Paulo Rattes se candidatou novamente à Prefeitura e venceu o pleito com 24 mil votos. Seu segundo mandato como prefeito foi de janeiro de 1973 até fevereiro de 1977. Da prefeitura, Rattes foi eleito, pela primeira vez, para a Câmara dos Deputados, legislando de 1978 até 1982, quando venceu a disputa para a Prefeitura de Petrópolis, dirigindo o município até 1988.

 

Desde então, Paulo Rattes não venceu mais nenhuma eleição. Em 1990, perdeu nas eleições para o Senado. Em 1992 e 1996, foi derrotado, respectivamente, para Sérgio Fadel (PDT) e Leandro Sampaio (PSDB) para a Prefeitura de Petrópolis. E em 1998, 2002 e 2006, Paulo Rattes tentou, mas não obteve êxito, se eleger deputado federal.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 6 de janeiro de 2009.

Autor: Vinícius Henter




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS