Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Inea apresenta Sistema de Alerta de Cheias

Data: 29/12/2011

            Com o objetivo de informar as autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e riscos de inundações, O Sistema de Alerta de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi apresentado ontem em Petrópolis, no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ao todo são 20 estações de monitoramento em operação no município. Dessas, seis estão instaladas em rios, que além de medirem índices de chuva, também informam sobre o nível dos rios. Sempre que é detectado algum tipo de risco, a Defesa Civil (DC) é alertada para tomar as medidas necessárias.

            São quatro tipos de alerta: Vigilância (Sem chuvas, ou chuvas fracas e esparsas. Nível da água normal), Atenção (Previsão de ocorrência de chuvas moderadas e fortes), Alerta (Registro de chuvas intensas. Subida do nível do rio acima do normal) e Alerta Máximo (continuação da chuva, com rio atingindo 80% do nível de transbordamento).

            As estações telemétricas enviam dados automaticamente via celular a cada 15 minutos, para o Centro de Controle Operacional do Inea, onde os técnicos fazem o acampamento das condições do tempo e dos rios ao longo de 24 horas, 7 dias por semana. Quando há possibilidade de chuvas fortes ou transbordamento, o Inea envia alertas via SMS e e-mails para agentes da Defesa Civil.

            A população também pode se cadastrar para receber os alertas via celular ou e-mail. Os interessados podem recorrer ao e-mail (alertainea@infoper.com.br) e solicitar a inscrição. O acompanhamento dos dados pode ainda ser consultado no site do instituto (www.inea.rj.gov.br). O usuário deve olhar para o lado direito da tela e, em uma aba azul, clicar no link “Sistema de Alertas e Cheias”.

            O evento contou com a presença da Vice-Presidente do Inea, Denise Rambaldi; do secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Vianna; do comandante da DC municipal, Coronel Francisco de Paula; do presidente do comitê de ações emergenciais, Luiz Eduardo Peixoto, representando o prefeito Paulo Mustrangi; entre outros.

Fonte: Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 28 de dezembro de 2011, página 7.

                                                     




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS