A disputa por uma cadeira por Petrópolis reúne 12 candidatos, que terão pela frente, além da insatisfação política do eleitor, convencer o petropolitano a votar neles, para que a cidade tenha um representante em Brasília.
A disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados por Petrópolis reúne 12 candidatos, que terão pela frente, além da insatisfação política do eleitor, convencer o petropolitano a votar neles, para que a cidade tenha um representante em Brasília.
Abel de Paula (PSOL)
Filho do professor e ex-deputado estadual Abel de Paula e da também professora Gercira Maria, admirador do maior projeto de educação que o estado do Rio de Janeiro conhece os ‘Brizolões’. Atuante na área social – Coordenador Geral de Ajuda Humanitária da ONG G7.
Decidiu morar em Petrópolis, onde tem residência há mais de 10 anos, onde desenvolve diversas atividades em prol de comunidades carentes, principalmente no Alto Independência.
Bernardo Filho (PSOL)
Advogado, empresário, ex-professor universitário da Gradução e Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá. Membro honorário da Academia Petropolitana de Letras, presidente do Lions Clube Petrópolis-Itaipava. Cidadão petropolitano honorário, articulista político e apresentador do programa de TV Programa Bernardo Filho. Autor do livro “Petrópolis uma utopia viável”.
Vem atuando na política petropolitano, desde que se estabeleceu na cidade, onde discute as políticas públicas e por isso tem por proposta a defesa de políticas para área da Saúde, mobilidade urbana, habitação, desenvolvimento econômicom serviços públicos e assistência social.
Militando do PSOL se destaca pela defesa dos direitos de todos em participar do processo político, manifestando-se contrário as decisões tomadas sem levar em conta uma discução popular.
Carlos David Sion (PV)
É casado, corretor de imóveis, residente em Petrópolis desde 1984 é filiado ao PV-Petrópolis desde março de 1988 e membro fundador do Movimento Ambientalista de Petrópolis e Adjacências (1989). Membro da Comissão Municipal de Petrópolis desde 1988 e membro da Executiva Estadual do PV de 1989/99 e de 2012 em diante. Auxiliar de Gabinete do vereador Alfredo Sirkis (91/92) e membro do Comitê de Legalização do PV-Nacional nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará.
Secretário Geral da Executiva Estadual d PV-RJ de 1992-96 e membro do Conselho Nacional do PV de 1992/99 e de 2012 em diante, ificial de Gabinete do vereador Alfredo Sirkis em 1996. Ele foi assessor de campanha do deputado federal-PV Fernando Gabeira em 1994 e membro suplente do Conselho Municipal de Preservação,Urbanismo e Meio Ambiente em Petrópolis em 1995/96 representando a APANDE.
Fundador e Assessor para Captação de Recursos da Secretaria Municipal e Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis (2001-2003) e membro suplente do Comitê Gestor da Rebio-Tinguá (2002/03). Presidente do PV-Petrópolis desde 2003 e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis em 2004; Assessor Adjunto do deputado estadual Xandrinho do PV-RJ (2011/14). Vice-Presidente da Executiva Estadual do PV-RJ desde 2012.
Carlos Madureira (PTC)
Tem 51 anos é casado e tem três filhos. Bacharel em Direito é apresentador de TV no Programa Fique por Dentro com Madureira, que estava no ar há quatro anos e oito meses, defendendo os direitos dos cidadãos com denúncias e reportagens marcantes. Madureira já foi candidato a vereador pelo PR em 2012 com mais de mil votos. Sem experiência e apoio do seu antigo Partido, ele decidiu trocar de sigla. Ele apoia o projeto de renovação política com propostas inovadoras e ousadas como a criação de um Projeto de lei que obriga todo político a usar o sistema Público de saúde.
Apostando na renovação, Madureira conta com a revolta e a sede de mudança do povo que agora mais informado sobre seus direitos, não aguenta mais o sistema político atual que não prioriza as suas necessidades e uma grande parte dos políticos apenas usam seus cargos para favorecimento próprio e ostentação do poder.
Pretende voltar como apresentador pela Rede Bandeirantes de Televisão onde possui aproximação com os diretores da emissora as propagandas do Serra Cap e continuando a defender os direitos do povo em uma esfera maior e mais ampla.
Dr. Jeferson Evangelista (SDD)
Tem 49 anos, é Petropolitano, de origem humilde no bairro Quitandinha e tem um passado de luta. Estudou na Escola Estadual Princesa Isabel no Quitandinha e no CENIP. Formou-se em 1987 pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, fez residência no Rio de Janeiro e se tornou cirurgião geral, especializando-se, também, em administração hospitalar. Foi tenente médico do exército por três anos em Petrópolis na década de 80, como gerente médico do Unimed-Fusex. Por muitos anos trabalhou como médico da urgência na Casa Providência e no Pronto Socorro Municipal Nelson Sá Earp. Atendeu no Centro Médico Louis Pasteur por cerca de 20 anos. Como Cirurgião Geral, operou pacientes de convênios, entre os quais a Unimed. Assim, atuou em todos os hospitais da Cidade. Também ajudou inúmeros pacientes operando pelo SUS ou mesmo gratuitamente como médico autônomo.
Sua boa experiência administrativa em diversos cargos o levou à Direção do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE) entre 1997 e 2000, quando transformou positivamente aquele Hospital e se firmou como referência de boa gestão na área da saúde. Como servidor da saúde sempre defendeu o bom atendimento e a valorização dos servidores, tendo sido responsável pelo enquadramento funcional da Área da Saúde (FMS) em 1995 e 1996. É Professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis há 14 anos e da Faculdade de Direito da UCP desde 1991. Foi médico-legista estadual em Petrópolis por 17 anos, e desde 2007 atua em todo o Brasil como Perito da Polícia Federal.
Hugo Leal (PROS)
É advogado formado pela UFRJ, bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (UFRJ). Tornou-se ainda um dos mais renomados profissionais do país como especialista em Direito Eleitoral e Administrativo. Foi eleito deputado federal em 2006, com mais de 112 mil votos. Destacou-se no Congresso Nacional ao criar a Lei 11.705, popularmente batizada de Lei Seca. Foi reeleito em 2010, com mais de 98 mil votos. E hoje é o vice-líder do governo federal na Câmara dos Deputados desde maio de 2011.
Antes de ser eleito deputado federal, Hugo Leal esteve à frente das Secretarias de Administração e de Justiça do Estado e foi deputado estadual. Com atuação marcante à frente da presidência do Detran, revolucionou o órgão com uma gestão competente e moderna. Em seu primeiro mandato como deputado federal, Hugo Leal tornou-se referência, com a aprovação da Lei Seca. Com ação parlamentar expressiva nos temas ligados ao trânsito, foi vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes, membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, membro titular da CPI da Dívida Pública, membro suplente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, presidente da Subcomissão de Revisão do Código de Trânsito Brasileiro e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Juvenil Reis (PR)
É publicitário, produtor cultural e empresário na área de comunicação, indústria e prestação de serviços. Começou sua vida em Petrópolis trabalhando em rádio e depois foi para o Rio, onde se desenvolveu profissionalmente.
Foi proprietário de uma produtora de áudio - Multimix, de uma produtora de vídeo - Blue Light, considerada uma das maiores do país. Durante muito tempo atuou com marketing político, coordenação de campanhas e consultoria política. Tem mais de 300 jingles políticos produzidos, participação em mais de 50 campanhas.
No governo Bomtempo, no período de 2001/2008, assumiu os cargos de secretário de Governo e de Segurança Pública. Na atual adminsitração municipal, também de Bomtempo, foi presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.
Lilia Vogel (PSB)
É natural de Petrópolis, estudou no colégio Wernek, formou-se em Direito na Universidade Católica de Petrópolis. Passou em seu primeiro concurso público para o cargo de Agente Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro em 1997. Foi requisitada para trabalhar no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, no cartório da 226ª ZE e depois na 85 ZE. Em 2004, Lilia Vogel passou no concurso para Escrivão da Policia Federal e em seguida para o cargo de Agente da Policia Federal.
Trabalhou na fronteira do país, em Rondônia, onde foi deflagrada várias operações contra políticos da região, uma das mais famosas a “Operação Dominó”. Combateu traficantes de drogas e de animais silvestres nos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Pará. Atuou contra crimes eleitorais, aos índios e tráfico de pessoas.
No Rio de Janeiro atuou contra crimes financeiros e atualmente supervisionando toda a área restrita do aeroporto Santos Dumond. Ela é uma das diretoras da Federação Nacional dos Policiais Federais, sendo a única mulher da Federação. É também Presidente do Grupo de Trabalho da Mulher para melhores condições de trabalho, criado pela Federação.
Luiz Fernando Vaz (PR)
Nascido em Petrópolis, casado e pai de dois filhos, atua como médico clínico e cardiologista há 38 anos, atendendo a população de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Piabetá, Duque de Caxias, Xerém e Fragoso. Sempre com carinho, respeito, procurando ajudar a todos que precisam.
Durante toda sua vida profissional se colocou não somente como médico, mas como amigo, levando uma palavra de fé e esperança.
Preocupado com o atual modelo de saúde que não atende as necessidades da população, escolheu ser candidato a Deputado Federal.
Acredita que com amor, competência, correrência e ética é possível fazer mais para o Estado do Rio de Janeriro. Luiz Fernando Vaz tem grande experiência política, pois sempre conciliou sua atividade profissional com a participação política, procurando interferir de alguma forma nas políticas públicas voltadas para a população.
Marcelo de Souza Lessa (SDD)
Nasceu em Petrópolis, em dois de Outubro de 1976. Cristão, de família de origem humildeTem três irmãos. É casado. Começou a trabalhar muito cedo, dos 12 aos 14 anos, trabalhou numa Oficina Mecânica após o período escolar. Aos 14 anos conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada na empresa Jacostura, seu primeiro salário recebido efetuou uma compra no supermercado para ajudar sua família nas despesas. Aos 18 anos prestou serviço militar, quando deu baixa foi trabalhar como motoboy, e depois como instalador na empresa telefônica Telerj (Telemar) de onde herdou o apelido.
Na sua constante luta por vencer na vida tornou-se comerciante, e pouco tempo depois empresário de futebol, e este ramo que o levou a conhecer Deputado Bebeto do Tetra com quem trabalha diretamente até hoje. Filiou-se ao Partido Solidariedade, por crer e trabalhar pela construção de uma sociedade mais justa, com desenvolvimento e liberdade, nossas bandeiras de lutas seguem rumo a um País melhor, e são instrumentos de ação política e conquista. Foi candidato a vereador na eleição do ano de 2012, e alcançou 1681 votos.
Nelson Sabrá (PDT)
Líder do PDT (Partido DemocráticoTrabalhista) na Região Serrana do Rio, o engenheiro civil teve a candidatura a deputado federal homologada pelo partido no início do mês passado. A convenção estadual reuniu mais de mil militantes, além de vereadores, deputados e dirigentes. A meta do PDT é eleger seis deputados estaduais e cinco federais. A candidatura de Sabrá vem embasada por uma sólida experiência política.
Filho do ex prefeito de Petrópolis, Jamil Sabrá, já foi deputado estadual, entre os anos de 1982 a 1986, e deputado federal Constituinte, no período de 1987 a 1990. Além dos cargos no legislativo, Sabrá já presidiu a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis ( COMDEP), e já foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Agricultura do mesmo município.
A experiência política de Sabrá caminha junto com sua trajetória profissional. Formado em engenharia pela EEUFF, cursou o Mestrado na PUC/RJ, e o petropolitano também já foi professor de matemática e estabilidade das construções, além de ter dirigido a Valesul, grupo Vale do Rio Doce. O novo desafio para o pleito desse ano foi comemorado pelos integrantes do partido e pelos petropolitanos. Para Nelson Sabrá, sua experiência vai contribuir para um possível mandato maduro e responsável.
Ramon Mello (PSDB)
Casado, com filho, petropolitano, advogado formado pela UCP. Ramon Mello desde novo sempre trabalhou para conquistar seus objetivos. Começou a trabalhar na feira de Piabetá, depois foi metalúrgico, passou a ser estagiário no ambulatório do Hospital Alcides Carneiro e na assessoria jurídica da Fundação Municipal de Saúde, permanecendo neste período como locutor nos finais de semana, do Mercadinho Corrêas. Foi secretário-parlamentar da Câmara dos Deputados. Em 2009, assumiu cargo público após concurso na prefeitura de Petrópolis. A convite do prefeito de Duque de Caxias exerceu a função de coordenador na Secretaria de Relações Institucionais daquela Prefeitura. Atualmente advoga e é assessor parlamentar na ALERJ.
Filiado desde os 16 anos ao PSDB, participou ativamente das últimas eleições. Em 2004, assumiu a presidência da Juventude do PSDB Petrópolis e em 2005 foi eleito por voto direto presidente da sigla, tornando-se o presidente mais jovem de um partido político em Petrópolis, sendo reeleito em 2007. Em 2010, coordenou na região a campanha de José Serra, candidato à Presidência da República. Em Petrópolis, Serra alcançou quase 100 mil votos no segundo turno, sendo vitorioso na maioria dos municípios da região. Em 2012 candidatou-se a vereador, conseguindo expressiva votação, porém não conseguindo a titulação.
Veja mais informações sobre os candidatos em:
www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/
sistema-de-divulgacao-de-candidaturas