Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  Mais uma conquista dos "Amigos do Trem"

Data: 24/10/2015

 

 

Mais uma conquista dos "Amigos do Trem"

 

O trecho a ser percorrido foi até recentemente utilizado para o transporte de bauxita da Votorantim
​,​
 entre Barão de 
Camargos, ​
Catagua
​z​
es e Barão de Angra, em Três 
​ ​
Rios. 

Como não houve 
​mais ​
interesse por parte da 
​FCA-Ferrovia Centro Atlântico
 em continuar a operá-lo, a atividade foi interrompida. A linha está em perfeito estado.

Outro empreendimento desse pessoal abnegado foi a restauração completa do 
​um
 veículo rodo-ferroviário da RFFSA
​,​
 que estava escondido sob um matagal em Francisco Bernardino. Trata-se de uma camionete S
​-​
10 da GM
​,​
 que será deslocada para a manutenção do trecho Miguel Pereira-Governador Portela no Rio de Janeiro, do Trem Azul. Trecho esse, já quase totalmente restaurado.

 

Finalmente devemos esclarecer que a remuneração dessa turma é altíssima: R$
​​
0,00 por mês + alegria por trabalhar para um Brasil ainda melhor...


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Duas Locomotivas são cedidas pelo Ministério dos Transportes ao Projeto do Trem de Turismo "Trem da Terra" Cataguases-MG à Três Rios-RJ

 
A ONG Amigos do Trem, recebeu do Ministério dos Transportes, através do DNIT, duas Locomotivas EMAQ MX para operar no trem de turismo entre as Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais e de Sapucaia e Três Rios no Rio de Janeiro. Deve-se reconhecer também o apoio do Governo de Minas Gerais.


Segundo Paulo Henrique do Nascimento Presidente da ONG Amigos do Trem, a conquista das locomotivas e dos vagões/carros de passageiros adquiridos pela entidade, é na verdade uma vitória da sociedade e do patrimônio público ferroviário, porque com a operação do trem de passageiros a ferrovia será preservada em seus 180 km, além de poder ser utilizada diretamente pela população das cidades servidas pelo trem.

O projeto “Expresso Trem da Terra” está em sintonia com o esforço do Governo Federal em revitalizar o sistema de transporte ferroviário no País (cargas e passageiros), através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, parceria do Ministério do Transporte-MT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte-DNIT e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal-RFFSA.

O projeto Trem da Terra é uma iniciativa da ONG Amigos do Trem, com o Ministérios dos Transportes, Governo de Minas, DNIT, Inventariança da RFFSA, apoio das prefeituras Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais e de Sapucaia e Três Rios, da VLI, ABPF - Porto Novo, Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, Sociedade Além Paraíba de Educação, Além Paraíba Empregos e todos do Movimento Além nos Trilhos.
 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS