Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  Abaixo-assinado pede reativação de trem Petrópolis - Rio

Data: 21/09/2015

 

 

Abaixo-assinado pede reativação de trem Petrópolis - Rio

Arthur Vieira - Tribuna de Petrópolis

 

Faltam pouco menos de 300 assinaturas para que o abaixo - assinado que pede a volta do trem para Petrópolis complete 5 mil. O documento será entregue à Frente Parlamentar para a Preservação do Patrimônio e Memória Ferroviária, que tem participação de 205 deputados federais do país. 

O projeto para recuperação da Estrada de Ferro de Petrópolis se arrasta desde 2008, quando apresentado pelo prefeito Rubens Bomtempo, em sua penúltima gestão. Um estudo chegou a ser feito, num custo de R$ 325 mil reais, mas com a troca de governo, não houve continuidade. 

Por isso, o Grupo de Trabalho do Trem, com representantes do Museu Imperial, da Firjan, Frente Pró Petrópolis, entre outras entidades da região, busca recursos para por em prática um projeto muito positivo, tanto para a economia petropolitana quanto para a população: a reativação da estrada de ferro, com uma interligação direta aos trens da Supervia, levando o passageiro da Rua Teresa ao Centro do Rio, em uma hora e meia. 

Queremos encaminhar esse abaixo - assinado com cinco mil assinaturas para eles (Frente Parlamentar) e mais um resumo do projeto, para conseguir apoio do governo e viabilizar esse projeto do trem, contou o economista e pesquisador Antonio Pastori, criador do projeto. 

Antonio contou  nossa equipe como surgiu a ideia. O projeto foi feito por mim, em uma dissertação de mestrado do curso de economia. Daí, logo em seguida o prefeito encomendou coincidentemente um projeto semelhante. No entanto, nenhum dos dois foi pra frente. Foi a partir da que decidi tomar partido e atualizar a minha síntese, buscando por meio de um abaixo assinado conseguir fora suficiente para leva-lo para Brasília e apresentar  Frente. O intuito  buscar apoio da mais alta patente do Governo Federal, para que finalmente esse projeto seja posto em pratica, explicou.

A possível nova linha de trem, chamada de Expresso Imperial, ligar o Terminal Dona Isabel, que seria revitalizado, na Rua Teresa, Saracuruna, na baixada fluminense. Daí, o passageiro trocaria de trem, entrando em um ramal da Supervia até o Centro do Rio. Economizando financeira e ecologicamente, emitindo menos gases poluentes. A medida, além de aliviar o trânsito seria um atrativo a mais para quem quer visitar Petrópolis, e fazer compras na Rua Teresa.

 

O abaixo - assinado pode ser acessado em:

http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=expresso_imperial




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS