Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  Estação férrea de São Luiz Gonzaga será revitalizada

Data: 03/07/2016

 

Estação férrea de São Luiz Gonzaga será revitalizada

da Rádio Missioneira

são-luiz-gonzaga-ferroviária

SÃO LUIZ GONZAGA – A antiga estação férrea de São Luiz Gonzaga, que atualmente está abandonada, será revitalizada. Ela foi desativada ainda no século passado e sofreu as deteriorações do tempo e atos de vandalismo.  O recurso para a obra será custeado pela América Latina Logística – ALLpor determinação judicial.

O Ministério Público Federal, através do procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese, ingressou com a ação. O objetivo é compensar os prejuízos causados aos municípios abrangidos pela malha ferroviária e condicionar a ALL a cumprir o acordado na concessão pela reativação dos serviços. A indenização é de R$ 8 milhões para ser dividido entre os municípios.

Em breve, será publicado um edital para a contratação de empresa que irá realizar a obra. Devido ao período eleitoral, elas devem começar somenteapós as eleições.

O valor total da indenização para São Luiz Gonzaga compreendeu o recurso de R$ 844.729,02. Além de revitalizar a estação, o recurso também foi empregado para revitalização do Palco Cenair Maicá e melhorias na Praça da Matriz; transformação do antigo presídio em um Centro Integrado da Cidadania e revitalização da Praça Cícero.

estação, que já foi referência regional, foi inaugurada em 1943. Cerca de três décadas depois, a empresa Viação Férrea do Rio Grande do Sul foi extinta e o transporte de trem foi substituído por veículos como caminhões e ônibus.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS