Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  EMOÇÕES PARTICIPATIVAS

Data: 16/07/2015

 

 

EMOÇÕES PARTICIPATIVAS

Philippe Guédon

 

            Na quarta feira, dia 15 de julho, o Secretário Especial de Governo Juvenil Reis dos Santos convidou para a inauguração da nova Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta e, parte do mesmo, do Auditório Philippe Guédon (muito honrado, obrigado).

            A Mesa formada pelo Prefeito Rubens Bomtempo, Secretários Rosângela Stumpf de Lima (Controle Interno) e Juvenil, a professora Eliane e eu, completada pela Primeira Dama e Secretária Chefe de Gabinete Luciane Bomtempo – acompanhada pelo filho Thiago -  ganhou a oportunidade de contemplar um raro panorama: mais de trezentas pessoas (confidenciou-me quem olhou o livro de presenças) lotavam o auditório e ainda boa parte do pátio à frente da “Capela” da Prefeitura, no Palácio Sérgio Fadel. Eram militantes da participação, veteranos das associações de moradores, dos Conselhos, do orçamento participativo, do Fórum Popular, amizades construídas ao longo da vida pública e comunitária, ali levados pelo gosto da obra comum, que é Petrópolis. Não era um público anônimo, desses que se formam e desfazem casualmente, mas um conjunto de pessoas comungando das mesmas vivências e em busca dos mesmos sonhos, a assegurarem que a participação entre nós hiberna por vezes, mas não fenece, e está hoje firme e forte. Por graves que sejam as crises, a unidade entre povo e autoridades continua sendo a melhor via de solução.

            Se ouso citar alguns nomes, sabendo que cometerei olvidos em penca, é para passar o “clima” do que foi a noite de 15 de julho: Zilda da UDAM, Alexandre e Alcindo da Independência, Cunha dos Esquilos, Ludovico da Werner, Luluzinha de Araras, Marcelo Fiorini do Sindicato do Comércio,  José Hugo, Dª Pedentrina (91 anos...), Antonio da Mme. Machado, Felipinho, Patrícia Hugueney e seu Pai, Fernando e Jacira, Jorge Badia, José Luiz Lima, muitos companheiros da FPP, do Orçamento Participativo, Duda e Marli (da Cooperativa Eco Social d’Esperança), Gilda Jorge, Carlos Salvini, Antonio Carlos Machado da OAB, Isabela Verleun, Mônica Possas, Francisco Noel, Felipe Ghilardi, Mauro Candu, Paulo Huber, Gilmar, companheiros sindicalistas, alguns entre centenas a convencer o mais convicto defensor do desânimo pela coisa pública que fazer parte é um sentimento profundamente arraigado entre nós desde Paulo Rattes. Como é possível que tantas pessoas aceitem deslocar-se ou manifestar-se, movidas pelo prazer de estarem juntas para servir Petrópolis?

            Não é dado a qualquer líder convocar esta fina flor da sociedade e ser ouvido com tamanho grau de sucesso. Cumprimento ao Governo pelo capital confiança que soube conquistar.

            A festa da gestão participativa permitiu anunciar novos apoios e avanços, facilitando a atuação dos Conselheiros.

            Pouco enxergo, os sons me chegam abafados. Mas vi a emoção no rosto de Eliane Zanatta, vi as lágrimas no rosto de Rosângela, sei o que senti. Não sei o que resultará dessa noite mágica, autêntica noite de Primavera (de Petrópolis), mas tenho para mim que Rubens e Luciane, com sua carinhosa sensibilidade, os secretários e vereadores presentes, deixaram a Casa dos Conselhos tão impressionados quanto minha família e eu.

            Uma noite digna de Zanatta.

 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS