Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  PCS: Mannheim, na Alemanha, é considerada uma Smart City (“cidade inteligente”)

Data: 12/05/2014

 

Mannheim, na Alemanha, é considerada uma Smart City (“cidade inteligente”)

 

Programa Cidades Sustentáveis: Do Local para o Global

 

A cidade conseguiu conectar todos os lares na cidade por meio de uma rede de energia inteligente. O projeto é chamado de “Mannheim, Cidade Modelo” e tem como objetivo aumentar a eficiência no fornecimento de energia e a conscientização dos cidadãos em relação à energia.

 

Mannheim

Continente: Europa

País: Alemanha

População (Ano): 291.458 hab. (2011)

Área Total:144,96 km²

 

 

Dados de população e território extraídos da Wikipédia

 

Descrição

Mannheim, na Alemanha, é considerada uma Smart City (“cidade inteligente”). A cidade conseguiu conectar todos os lares na cidade por meio de uma rede de energia inteligente. O projeto é chamado de “Mannheim, Cidade Modelo” e tem como objetivo aumentar a eficiência no fornecimento de energia e conscientizar os moradores para o uso racional do recurso.

Alemanha está na vanguarda no que diz respeito a cidades inteligentes e muitas experiências estão sendo desenvolvidas em cidades de todo o país. O interesse em Cidades Inteligentes levou à criação de um programa de financiamento chamado E-Energy que conecta tecnologias para economizar energia com sistemas de comunicação. 

E-Energia é um programa de incentivos do Ministério Federal da Economia e Tecnologia (BMWi) em parceria com o Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU). O programa tem como objetivo tornar mais eficiente o fornecimento de energia. Projetos piloto em seis regiões do pais vão explorar uma nova maneira de monitoramento, com unidades descentralizadas de geração de energia que estão conectadas e são controladas por meio de uma rede inteligente (Smart Grid).

A rede de energia digital permite recolher, distribuir e atuar em relação às informações sobre os hábitos de consumo e uso da energia. A rede elétrica é uma colaboração entre várias redes, empresas de energia e geradores. O objetivo do Smart Grid é aumentar a eficiência no fornecimento de energia, assim como estudar e adaptar ao uso e necessidades de cada tipo de consumidor. Desta forma, torna-se uma importante ferramenta para diminuir o consumo e as perdas de energia.

Cada usuário tem uma senha num portal na internet, onde pode acompanhar e monitorar seu consumo de energia, os preços ou a quantidade de energia produzida pelas famílias e pelo fornecedor. 

Objetivos

- Aumentar a eficiência no fornecimento de energia;

- Conscientizar os cidadãos em relação à energia;

- Estudar e adaptar o uso e necessidades de cada tipo de consumidor.

Cronograma

- 2010: O governo alemão anuncia as novas metas de uma audaciosa política energética:

Reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2020 (níveis de 1990) e em 80% até 2050 (níveis de 1990);

Aumentar a participação relativa das energias renováveis ​​no consumo bruto de energia para 18% até 2020, 30% até 2030 e 60% ​​até 2050.

Resultados 

- O projeto “Mannheim, Cidade Modelo”  foi um dos vencedores do Concurso de Tecnologia E-Energia do Ministério Federal da Economia e Tecnologia (BMWI);

- No marco do projeto MoMa foram instalados dispositivos de controle em 200 casas. Por meio do monitoramento e gerenciamento da energia, os clientes estão conseguindo reduzir o consumo e os custos;

- Algumas vantagens do sistema: a interface de dados está disponível em qualquer lugar da rede. As redes de comunicações e energia estão unidas, o que diminui substancialmente os custos;

- Estão sendo desenvolvidos atualmente seis grandes projetos modelo em diferentes regiões do país que exploram novas opções de geração, monitoramento e armazenamento de energia. Serão unidades de geração de energia descentralizadas conectadas e controladas interativamente na rede.

Instituições envolvidas                                              

- Universidade Duisburg-Essen 

- Grupo de Energia MVV

- DREWAG

- IBM 

- Instituto IFEU

- Instituto IZES

- Instituto IWES

- Power Plus Communications AG

- Papendorf Software Engineering GmbH 

Contatos

 “Mannheim, Cidade Modelo”  

Andreas Kießling

E-Mail: a.kiessling@mvv.de

Tel: +49 (0)621-290-3351

 

 “Mannheim, Cidade Modelo”  

Thomas Wolski

E-Mail: t.wolski@ppc-ag.de

Tel: +49 (0)621-401-65-100

Fontes 

http://www.dac.dk/en/dac-cities/sustainable-cities-2/all-cases/energy/mannheim-smart-city/

http://www.modellstadt-mannheim.de/moma/web/en/home/index.html

http://www.e-energy.de/en/

https://www.bmwi.de/English/Redaktion/Pdf/smart-energy-made-in-germany,p...

http://www.modellstadt-mannheim.de/moma/web/en/partner/partner_1.html

http://www.intelligentutility.com/magazine/article/269711/smart-energy-m...




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS