Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Convites
   
  Urban Future Outline: desenvolvendo soluções para sustentabilidade e resiliência das cidades de amanhã

Data: 05/05/2014

Urban Future Outline: desenvolvendo soluções para sustentabilidade e resiliência das cidades de amanhã

CIDADE
Rio de Janeiro
DIA
Próximo evento 05 Maio 2014, 10:00 Visualizar todas as datas
ENTRADA
Registro obrigatório;
ORGANIZADORES
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica – Programa Engenharia Urbana
Project House HumTec, RWTH Aachen University

O objetivo principal do workshop "Urban Future Outline: desenvolvendo soluções para sustentabilidade e resiliência das cidades de amanhã" é a interação temática relacionada ao planejamento urbano, ambiental e de mobilidade considerando fatores-chave como os desafios globais das mudanças climáticas, a transição demográfica e a perda da biodiversidade nas áreas urbanas.
Serviços ambientais, proteção da água e recursos, aclimatização e proteção do clima urbano, bem como a pesquisa de aceitação e governança de cidade, incluindo planejamento de infraestrutura, são discutidos abordando as perspectivas brasileiras e alemãs.

O projeto UFO – Urban Future Outline - almeja a pesquisa urbana no que tange ao planejamento, comunicação, aceitação e realização de projetos de infraestrutura urbana (transporte e distribuição de energia) considerando os efeitos ambientais da mobilidade e da energia. Por um lado existe o consenso global sobre a necessidade de uma transição das fontes de energia, sistemas de transporte sustentáveis e a redução da emissão de gases nocivos. Por outro lado, quando soluções para esses desafios são implementadas em níveis locais e regionais, frequentemente enfrentamos negação e não aceitação pelas comunidades. Isso faz nortear desafios para o planejamento do futuro e do conceito de comunicação. Com um time interdisciplinar de pesquisadores sociais, cientistas da natureza, e engenheiros cientistas, os déficits das estratégias de desenvolvimento urbano são revelados e soluções são propostas. Os desafios e soluções atuais na Alemanha e no Brasil serão representados e discutidos com seriedade durante o workshop. Inicialmente serão guiadas pesquisas de campo e expostas apresentações que introduzirão os temas específicos. Subsequentemente, participantes irão discutir problemas e soluções utilizando o método delphi. Essa abordagem irá propiciar uma base sólida para a discussão do tema de modo interdisciplinar e intercultural. Irá mostrar o caminho para a cooperação futura na forma de intercâmbio de estudantes, projetos empresariais e propostas de pesquisa. Além do workshop, haverá apresentações públicas e possivelmente coletivas de imprensa para os jornalistas interessados. Estudantes e pós-graduandos da UFRJ são convidados a participar do workshop de forma a se integrar como membros dessa nova rede de pesquisa, desde seu início. Passos futuros incluirão o estabelecimento de uma colaboração de longo prazo entre ambas as universidades para oferecer cursos de mestrado entre seus estudantes, pesquisa conjunta, intercâmbio de estudantes pós-doutorandos e equipes de pesquisa científica.

Informações adicionais:
O projeto House HumTec é financiado conjuntamente pela iniciativa dos governos federal e estaduais da Alemanha para as universidades alemãs, através da DFG (German Research Foundation). Devido ao ano da temporada da Alemanha no Brasil, contatos frequentes são estabelecidos entre a UFRJ e a “Project House HumTec” da Universidade RWTH Aachen.

LOCAL DO EVENTO/PROGRAMAÇÃO:

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica,
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco D, Sala 101,
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529
Telefone: + 55 - 21 - 2562-8051

Para visualizar a programação completa, favor clique no link abaixo:

CONTATO:

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica – Programa Engenharia Urbana
Prof. Fernando R. Lima
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco D, Sala 101
CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Brasil
+ 55 - 21 - 2562-8051
frlima@poli.ufrj.br

http://www.peu.poli.ufrj.br/ 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS