ATA da Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da APA Petrópolis realizada em 05 de março de 2012.
Data: 27/03/2012
Escrito por Apa Petrópolis Seg, 26 de Março de 2012 14:23
Abertura: Sérgio Bertoche / Francisco Pontes de Miranda (APA Petrópolis)
Foi falado sobre a importância da criação de um Colegiado Executivo para a APA Petrópolis, no intuito de gerar ações mais concretas, por meio de um plano/planejamento para atingir resultados mais expressivos;
Foi ressaltada a importância da revisão do plano de manejo da UC;
Foi feita uma análise do cronograma e número de reunião versus os resultados alcançados, deixando claro a importância de se ter mais efetividade e eficácia nas ações futuras;
Foi destacado que o colegiado do Mosaico está funcionando bem, principalmente em relação a sua estrutura executiva que envolve as três esferas de governo, o que tem gerado resultados significativos, como por exemplo, os processos de criação de RPPN e reflorestamento;
Foi sugerida uma proposta de prioridades na criação do colegiado como a regularidade de reuniões, definição de um planejamento com linhas estratégicas definidas (ex: captação de recursos), envolvimento do setor de turismo e interface com outros colegiados;
Foi aberta discussão a respeito da proposta do Colegiado e sua composição.
Primeiras impressões:
Ney Murce (Tecnoarte) propôs que as parcerias com as ONGs e empresários regionais fossem oficializadas no colegiado.
José Carlos (Innatus) manifestou preocupação com a participação dos quatro municípios e propôs integrar a representação deles no Colegiado ou promover o envolvimento deles de alguma forma.
Francisco Pontes de Miranda (APA Petrópolis) lembrou da importância da Serra da Estrela no contexto regional.
Sérgio Bertoche (APA Petrópolis) manifestou preocupação com o tamanho do colegiado e a possível perda de efetividade.
Sérgio Abla (ASSOMAR) afirmou que o Colegiado deve ser enxuto e pequeno. Lembrando que é um Colegiado executivo e que sua missão seria demandar as Câmaras Técnicas.
Paulo Aguinaga (APOP) manifestou preocupação com o enfraquecimento das Câmaras Técnicas.
Paulo Leite (SMDS - Petrópolis) lembrou a importância de se enxergar o território da APA como um todo e não só o município de Petrópolis.
Sérgio Bertoche (APA Petrópolis) alertou para a otimização dos esforços e da importância da figura da Secretaria Executiva do Colegiado.
Henrique Ahrends (PMP/SPU) usou como exemplo de oportunidade e desafio de planejamento de ações a implementação do trem que liga Magé a Petrópolis.
Após uma primeira rodada de manifestações, foi feita uma votação a respeito da criação do Colegiado Executivo em que ampla maioria se manifestou favorável. Na ocasião, ninguém presente manifestou interesse em assumir a Secretaria Executiva do colegiado.
Paulo Leite (SMDS - Petrópolis) lembrou que no Mosaico a Secretaria Executiva é assumida por ONGs que por sua vez captam recursos para as ações do Mosaico.
Grupo de Trabalho para captação de recursos
Após discussão a respeito da criação da Câmara Técnica para a captação de recursos ou a distribuição dessa tarefa para a Secretaria Executiva ficou decidido que a melhor solução seria a criação de um Grupo de Trabalho para a captação de recursos, principalmente, no sentido de agilizar as ações. Participarão do GT: CTDS, Tecnoarte, Asomar, Innatus, Instituto Samambaia, AIDEA, APA Petrópolis.A idéia é que o Colegiado demande o GT no que diz respeito aos projetos a serem implementados e o GT busque os recursos e formas de viabilização. Após definição do GT aconteceu mais uma rodada de manifestações:
José Carlos (Innatus) afirmou ser importante identificar as prioridades no plano de ação e assim ter uma “visão direcionada”. Algo parecido ao repasse de recursos oriundos do INEA para fins de reflorestamento (Olimpíadas), por exemplo.
Paulo Aguinaga (APOP) reforçou a importância do fortalecimento das Câmaras Técnicas e sugeriu que as mesmas se reúnam e definam prioridades para a busca de recursos pelo GT.
Ney Murce (Tecnoarte) vislumbrou uma potencial parceria entre APA e FIRJAN no que diz respeito a projeto de reflorestamento para o Vale do Cuiabá.
Encaminhamentos:
A maioria aprovou a criação do Colegiado Executivo;
A composição será por meio dos coordenadores das Câmaras Técnicas e Secretaria Executiva;
Fica criado o Grupo de Trabalho para captação de recursos e viabilização de projetos;
Os coordenadores serão definidos nas reuniões das Câmaras Técnicas;
Agendar as reuniões das Câmaras Técnicas e posteriormente fazer uma reunião geral.
Definição dos representantes da APA Petrópolis no Mosaico
Manifestaram vontade de representar a APA nas reuniões do Mosaico: Paulo Estevão e Jean Charles. Os representantes se revezarão nas reuniões. Foi confirmada a participação na reunião em Lumiar.
Copa APA Petrópolis de Ciclismo
Foi feita a apresentação a respeito da Copa APA Petrópolis de Ciclismo pelo representante da ONG AIDEIA e coordenador da CT de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Werneck. Foi enfatizada a importância de parcerias tanto para patrocínio como para os seminários. Paulo Aguinaga (APOP) se colocou a disposição para colaborar nos seminários sobre Agroecologia. Esmeralda Collares (Secretaria de Educação de Petrópolis) e Ney Murce (Tecnoarte) manifestaram preocupação em relação ao plano de comunicação e divulgação para o evento. Site da APA Petrópolis A proposta de nome www.apapetropolis.org.br foi aprovada pela maioria dos participantes. Será feito um esforço no sentido de buscar recursos para viabilizar a implementação do site e treinamento.
Informes Gerais
Fernando Esteves (APA Petrópolis) informou que o programa de voluntários está funcionando na UC e que a unidade conta com três deles. Além disso, o SISBIO também está em funcionamento bem.
Sérgio Bertoche (APA Petrópolis) informou que os Telecentros estão em vias de instalação: 3 Telecentros / 45 computadores.
Foi informado que a APA recebeu a doação de equipamentos da REDUC.