Petrópolis, 25 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Decretos de combate ao coronavírus serão estendidos até o dia 24 de maio

Data: 11/05/2020

 

 

Todos os decretos municipais que têm como objetivo o combate ao coronavírus foram estendidos até o dia 24 de maio. A medida foi tomada pelo prefeito após ouvir a recomendação de diretores de hospitais e especialistas, para evitar mais mortes e um colapso no sistema de saúde, já que os casos da doença têm crescido no município. “Temos visto municípios entrarem em colapso com o relaxamento das ações de prevenção. A nossa prioridade agora é a saúde dos petropolitanos. O isolamento social é fundamental nesse momento. Ouvimos muitos médicos, especialistas e quem tá na linha de frente para tomar essa decisão”, frisa o prefeito.

A situação do município vem sendo analisada a cada dia. Após a avaliação da equipe do governo e especialistas, uma nova prorrogação ou até mesmo medidas mais restritivas também não estão descartadas. Todas as ações serão tomadas de acordo com a curva da doença na cidade.

Até este sábado, o município contabiliza 18 mortes e 218 casos confirmados de coronavírus. 91 pessoas -  sendo 47 em leitos de UTI - estão internadas em toda a rede de saúde. Em 24 horas, 17 pessoas foram internadas.

Nesta sexta (08), a equipe da prefeitura se reuniu com representantes médicos de todas as unidades de saúde, públicas e privadas do município. O prefeito quis ouvir a opinião dos especialistas na área da saúde para fazer um balanço comparativo sobre os números da doença na cidade desde o início das medidas tomadas para combater o coronavírus. Segundo a avaliação dos médicos, Petrópolis pode seguir o mesmo caminho do colapso na saúde como unidades de municípios vizinhos caso haja um relaxamento nas medidas vigentes.

Os decretos atuais terminariam nesta segunda-feira (11.05). Com a prorrogação continuam válidos os decretos que determinam: a proibição de eventos com aglomeração de pessoas; a suspensão das aulas nas unidades escolares; o fechamento de academias, clubes, cinemas, teatro, parques e pontos turísticos; a restrição ao funcionamento de restaurantes (que podem atender com delivery) e bares; a circulação de ônibus e vans vindos de outros municípios; o uso de máscaras pela população; entre outras medidas adotadas desde 13 de março.

O comércio de serviços não essenciais continua com as portas fechadas e podem atender apenas no sistema de entregas. Esta medida não inclui mercados, farmácias, lojas de produtos veterinários e ração, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, oficinas mecânicas e borracharias, lojas de materiais hospitalares e serviços de saúde. Também podem funcionar os materiais de construção.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS